Esportes Titulo Brasileirão
Sem Neymar, Santos
inicia jornada diante
do Botafogo no Rio

Após ida do craque para o Barcelona, time terá de mostrar que segue competitivo

Thiago Silva
29/05/2013 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Aos poucos Neymar se tornará apenas boas lembranças para os santistas e, a partir de hoje, no confronto com o Botafogo, às 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o time passa a viver outra realidade. Terá de mostrar que continua competitivo mesmo sem o craque.

A exemplo dos cariocas, os paulistas buscam a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Ambos vêm de empates, contra Corinthians (Botafogo) e Flamengo (Santos), na abertura do torneio.

Como a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) barrou a despedida de Neymar – nos próximos dias, se apresenta ao novo clube, o Barcelona –, o técnico Muricy Ramalho montou o time com outras peças. Assim, Patito Rodriguez passa a fazer a função de Neymar e Willian José ganha a vaga de Henrique, que treinou entre os reservas.

O treinador tem cinco desfalques para escalar o Santos. O zagueiro Edu Dracena sofre de tendinite no joelho direito e será substituído pelo jovem Gustavo Henrique. Já Neto, que poderia ocupar a posição, se recupera de derrame no joelho e também está vetado.

Gustavo Henrique formará dupla de zaga com Durval. O sistema defensivo ainda tem mais problemas. Os laterais Bruno Peres e Léo não têm condições de jogo. O primeiro se recupera de estiramento muscular na coxa direita, enquanto que o veterano será poupado por causa de dores musculares. O jovem Alan Santos também foi barrado por causa de dores na coxa esquerda.

A ausência de Neymar poderia representar alívio para os botafoguenses, porém, mesmo sem a Joia em campo nos dois últimos confrontos entre as equipes, o Peixe levou a melhor. No Brasileiro de 2012 foram uma vitória e um empate. E os cariocas reconhecem a força do adversário.

“Temos de encarar o Santos como uma grande equipe. Estão entre os favoritos ao título e da nossa parte temos de entrar com muita vontade para repetir nossas últimas atuações”, destacou o técnico Oswaldo de Oliveira.
Antes do jogo contra o Corinthians, a defesa do Botafogo estava há sete jogos sem sofrer gols. Mesmo com a atual fase do Santos, o treinador não quer ver seu time baixar a guarda. “O Santos é um time acostumado a vencer e uma hora isso vai voltar a acontecer. Tem um técnico (Muricy Ramalho) que é uma marca do futebol brasileiro e jogadores extremamente experientes.”

Mesmo com os salários atrasados, os atletas aceitaram se concentrar, ao contrário do que aconteceu contra o Timão.

Willian José lamenta saída do Joia
Apresentado ontem, Willian fez seu primeiro treino com o elenco santista – deve formar dupla com Patito Rodriguez – e, apesar da alegria por defender o time da Vila Belmiro, lamentou a saída de Neymar.

O novo camisa nove do Peixe, que assinou contrato de empréstimo até o fim de 2014, atuou com Neymar na Seleção Brasileira Sub 20, que conquistou o Sul-Americano 2011, e esperava formar dupla de ataque com o Joia novamente. “Gostaria muito que ele estivesse aqui. É um excelente jogador. É um ótimo cara. Já joguei com ele na Seleção. Mas vamos focar aqui, pensar em quem está aqui e dar sequência ao campeonato”, afirmou o atacante.

Sem Neymar, Willian José torce para que a diretoria santista acerte as contratações de Diego e Robinho, ídolos do clube e que ficaram marcados pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, quando o Santos quebrou jejum de 18 anos sem título de expressão. Diego está no alemão Wolfsburg, e Robinho, no italiano Milan.

O comitê gestor do Peixe promete investir parte do dinheiro que receberá na transferência de Neymar para reforçar o elenco.

A diretoria está disposta a pagar salário de R$ 1 milhão mensal para cada um. Além de Willian José, o Peixe trouxe o atacante Henrique, ex-Mogi Mirim.

Neymar revela emoção após tomar decisão ‘difícil demais’

Entrevistado pelo ator Lázaro Ramos no evento que apresentou sua nova chuteira, o atacante Neymar disse ontem, no Rio, que ainda se sente muito emocionado com a transferência do Santos para o Barcelona, oficializada no sábado. “Foi difícil demais. Tomei a decisão com minha família, que me ajudou muito. Estou realizando um sonho, muito feliz com o novo desafio e por um lado também triste por deixar o Santos, onde vivi nove anos”, disse o jogador de 21.

No centro cultural no bairro da Saúde, no Rio, havia cerca de 200 jornalistas – a maioria estrangeiros – para assistir ao evento organizado pela empresa fornecedora de material esportivo, que tinha o reforço do Barcelona como protagonista.

Neymar teve conversa descontraída com Lázaro Ramos. Ele disse ainda que o sonho de jogar no Barcelona era alimentado pela companhia de craques que ele terá no clube espanhol. Citou Iniesta, Xavi, Messi e os brasileiros Daniel Alves e Adriano. Ainda teve tempo de enaltecer quatro grandes nomes do futebol brasileiro que, segundo ele, são seus grandes ídolos: Ronaldo, que já parou de jogar, Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

Após nova pergunta de Lázaro Ramos sobre o novo momento na vida de Neymar, o jovem astro deixou claro qual será seu objetivo até o fim da Copa das Confederações. “Tenho agora de me concentrar na Seleção”, ressaltou o atacante, que começou a preparação, juntamente com os demais convocados, ontem mesmo, com a apresentação em hotel do Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;