Esportes Titulo Atletismo
Auricchio insere circuito de corrida de rua regional no calendário do Estado
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/05/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


O 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, idealizado pelo CF52Diário e organizado pela Federação Paulista de Atletismo, agora faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. A inserção foi feita pelo secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), um dos principais apoiadores da competição, que começa dia 16, com a etapa de São Caetano. Depois, a prova passa pelas outras seis cidades da região até o fechamento em dezembro (leia abaixo).

"Esse é o primeiro circuito popular de corrida de rua do Estado e fiz questão de inseri-lo no calendário oficial do Estado, dando segurança para que essa seja a primeira de muitas edições que virão pela frente", projeta Auricchio, ex-prefeito de São Caetano, lembrando que há outros 150 eventos importantes no calendário, como a Corrida Internacional de São Silvestre, que tradicionalmente fecha a temporada, e o GP de Atletismo, realizado no domingo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Uma das intenções de Auricchio ao incluir a competição no calendário é dar respaldo para que outras regiões usem o exemplo e também produzam seus circuitos, opinião compartilhada pelo presidente da Federação Paulista de Atletismo, Mauro Chekin.

"As provas que serão realizadas no Grande ABC serão o piloto e tenho certeza de que vão motivar outras cidades a fazer o mesmo. Isso é muito importante porque fomenta a corrida de rua em todo o Interior", comenta o secretário, lembrando que a inserção já foi feita e não precisa de aprovação, apenas será homologada pelo governador Geraldo Alckmin (PSBD) no fim do ano.

Prova ainda está com inscrições abertas

Ainda dá tempo de participar do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. As inscrições são limitadas a 3.000 vagas e podem ser feitas no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando a ficha na portaria do Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André. O custo de cada etapa é de R$ 20, sendo que o atleta que desejar participar das sete provas pode se inscrever com preço promocional de R$ 100 até o dia 12 de junho.

A primeira prova será dia 16, em São Caetano. Depois, a competição passa por Rio Grande da Serra (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com a largada às 8h.

A competição, que faz parte da comemoração pelos 55 anos do Diário, terá dois percursos à disposição, de cinco e dez quilômetros. Ao fim de cada etapa, os participantes serão premiados com troféus do primeiro ao quinto colocados, masculino e feminino, além de medalhas para os que completarem o percurso.

Segundo o regulamento, os 200 primeiros receberão pontuação de acordo com a colocação em cada etapa, sendo que o líder ganha 200 pontos, o segundo 199 até o 200º, que levará um. Ao término das sete etapas, quem somar o maior número de pontos será declarado o vencedor, com direito a troféu especial.

A prova de São Caetano, que abre a programação, vai utilizar praticamente o mesmo percurso usado na Prova de Reis, que nesta temporada chegou à 36ª edição. A maior parte do percurso será na Avenida Presidente Kennedy, tradicional ponto de encontro dos amantes do atletismo, que aproveitam a largura do canteiro central para aperfeiçoar a passada e colocar o fôlego em dia. A corrida passará por outras vias importantes da cidade, como as avenidas Goiás e Tereza Campanella.

Na volta às disputas, Murer fatura a prata nos EUA

Depois de se recuperar de lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda, a saltadora Fabiana Murer, da BM&FBovespa/São Caetano, voltou a competir ontem na etapa de Nova York da Diamond League, a terceira da competição, e faturou a medalha de prata.

Murer iniciou a prova passando o sarrafo colocado a 4,53 m em sua primeira tentativa. Depois, falhou nas três oportunidades para superar 4,63 m. Mesmo tendo apenas um salto válido, a brasileira subiu ao pódio e ficou com a segunda colocação no meeting norte-americano.

Murer já havia conseguido o índice para o Mundial de Moscou, com salto de 4,65 m em uma competição indoor na capital russa em fevereiro. Agora a atleta deve usar as próximas etapas da Diamond League como preparação para o Mundial, entre os dias 10 e 18 de agosto.

O título em Nova York ficou com a norte-americana Jennifer Suhr, única a superar os 4,63 m. Dona da melhor marca do ano (4,85 m), a cubana Yarisley Silva fez apenas 4,53 m e completou o pódio. da Redação

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;