Política Titulo Grande ABC
Três vereadores
criam associação em
defesa dos animais

Parlamentares de Mauá, Santo André e Ribeirão se unem para emplacar leis de proteção aos bichos

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
26/05/2013 | 07:39
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Os Legislativos do Grande ABC se unem em proteção dos animais. Os vereadores Hércules Giarola (PR, Ribeirão Pires), Roberto Rautenberg (PTB, Santo André) e Wagner Rubinelli (PT, Mauá) montaram a Associação Parlamentar em Defesa Animal.

O grupo tem como objetivo criar legislações nas sete cidades para garantir a proteção dos bichos que vivem na região. As reuniões da comissão ocorrem a cada 15 dias. Os parlamentares têm encontro marcado com o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), no dia 6, para discutir ações municipais relacionadas com o tema.

O principal projeto de lei é criar uma multa de R$ 2.000 para pessoas flagradas por qualquer cidadão abandonando um bicho de estimação. A iniciativa é baseada na legislação existente na cidade do Rio de Janeiro. A associação busca vereadores parceiros nos outros municípios para que a propositura seja apresentada nas sete Câmaras.

Giarola afirmou que o prefeito de Ribeirão, Saulo Benevides (PMDB), se comprometeu com a causa animal na cidade. "Já vou apresentar o projeto na cidade e tenho certeza que será aprovado", reiterou o republicano.

Rubinelli propôs a criação de um sistema de identificação dos animais encaminhados aos centros de zoonoses. "O cadastro será feito com todas as características do bicho, data de entrada e, em caso de adoção, qual foi seu destino", declarou.

O petista avaliou que o serviço prestado pelos municípios aos animais precisa ser fiscalizado pelo Legislativo e pela sociedade civil. "Cada cidade precisa criar o conselho municipal em defesa dos animais. Isso vai dotar com poder as representantes das ONGs que, eventualmente, podem estar representadas no grupo", defendeu Rubinelli.

BEM ESTAR

A associação prepara uma campanha de castração de animais pelas sete cidades. A clínica móvel será emprestada pela ONG Amo Ani+, entidade que tem Rautenberg como padrinho. Cada edição visa atender cerca de 500 animais. A primeira edição do evento deve ocorrer em Ribeirão nas próximas semanas.

Os vereadores também estudam a implantação de bebedouros exclusivos para animais nas principais ruas da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;