Diarinho Titulo Com a mão na massa
Minichefs

Tem quem brinque de virar mestre-cuca para ajudar os adultos a preparar guloseimas

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
26/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A cozinha não é só o lugar favorito de Valentine Gomes da Costa e Silva, 7 anos, de São Bernardo, para saborear a comida. Ela curte mesmo pôr a mão na massa, ajudar e conhecer segredinhos de receitas com a mãe.

Aos 4 anos, Valentine começou a observar o preparo dos alimentos. Aos poucos, aprendeu a fazer pratos e, hoje, esse é um dos seus passatempos preferidos. "Consigo perceber quando a comida não está boa", diz a menina, que ainda identifica ingredientes e temperos usados.

Ela gosta tanto de mexer na cozinha que tem avental e touca de chef. Também ganhou miniutensílios (como concha de pegar feijão). Banana caramelada, brigadeiro e macarrão são alguns dos pratos que mais gosta de fazer. Além disso, ajuda a decorar e arrumar a mesa.

Na TV, prefere assistir a programas de culinária do que desenhos. "Adoro Homens Gourmet e Brasil no Prato (do canal Bem Simples)." Por ser tão fã, pediu para ir ao restaurante do chef e apresentador Carlos Bertolazzi. "Ele é legal. Tiramos uma foto."

INCENTIVO

Yasmin Bianca de Alcântara, 9, de São Bernardo, é outra ferinha na cozinha. "Via os meus pais fazendo comida e pensava: ‘Quero aprender.'" Começou ajudando nas tarefas simples e, agora, prepara sozinha algumas receitas, como saladas, sucos e gelatinas. "Gosto de experimentar os alimentos."

Antes de fazer qualquer prato, segue regrinhas, como lavar as mãos. "Sei que tenho de tomar cuidado com facas e ao mexer no fogão." A menina já fez cursos de culinária infantil e para produzir ovos de Páscoa.

Na opinião de Yasmin, além de se divertir, dá para conhecer melhor os alimentos. É possível ainda mudar hábitos e começar a experimentar mais legumes, frutas e verduras (para os quais muita gente torce o nariz). E que tal você oferecer ajuda para preparar algumas guloseimas para a família?

Saiba mais:

As inscrições estão abertas para a turma de junho do curso de culinária para crianças e adolescentes com Ana Maria Tomazoni. Informações: 4121-5315.

O livro Florentina e Porquinho Vão Fazer um Piqueninque (Eva Katzler e Jess Mikhail, Caramelo, 32 págs., R$ 34,50) traz as aventuras dos amigos que elaboram o cardápio e preparam a comida do passeio. Inclui seis receitas de doces e salgados.

Confira algumas receitinhas fáceis de preparar no www.blogdiarinho.blogspot.com.br

 

Meninos com a mão na massa

Os meninos também mandam bem na cozinha. Victor Ferrari, 8 anos, de Santo André, começou a se interessar por culinária por causa do irmão mais velho, Lucas, 13, e da mãe. "Olhava eles preparando a comida", diz o garoto, que gosta de fazer mingau, brigadeiro e limonada.

Aos fins de semana, os irmãos e o primo Douglas Rocha, 12, de São Bernardo, fazem bolo de chocolate para o encontro da família. "Uma vez não ficou bom. Colocamos mais ingredientes do que o necessário", conta Lucas. Douglas lembra de quando deixaram o doce queimar: "Ficou muito tempo no forno".

Por gostar tanto da tarefa, o trio iniciou curso de culinária. "Somos os únicos meninos. É legal porque a gente aprende brincando", explica Victor, que conheceu alimentos diferentes e nomes de utensílios.

Os garotos não ligam para a opinião dos amigos, que acham o fato de cozinharem estranho. "Vai ajudar a gente quando for mais velho. Vamos saber fazer muitas coisas", afirma Lucas.

 

Programa infantil ensina receitas

Luisa Giesteira, 15 anos, Eduardo Martins, 10, e Luigi Montez, 9, comandam o Tem Criança na Cozinha, no Gloob. A cada programa ensinam receitinha fácil, dão dicas e mostram a importância e a origem dos alimentos. A atração é exibida de segunda a sexta, às 19h30.

Além da diversão e comilança durante as gravações, o trio não sai da cozinha quando está em casa. "Não tem lugar melhor para descobrir um monte de coisas. Às vezes, a receita pode não dar certo, mas ninguém deve desistir", diz Luisa, responsável pela tarefas mais difíceis do programa.

Com a atração, Luigi começou a reparar em tudo o que come. "O mais legal é saber os ingredientes de cada receita. Tinham vários pratos que eu comia e não sabia como eram feitos", afirma o garoto, que costuma preparar o almoço de domingo com o pai.

Para Eduardo, cozinhar é forma de lazer. "É momento de reunir os amigos, de acompanhar todo o preparo e depois saborear a comida."

 

Cuidados e organização

Antes de mexer na cozinha, lave bem as mãos e prenda o cabelo (ou use touca). Para não sujar a roupa, use avental.

Antes de preparar a receita, se pare os ingredientes e utensílios necessários. Não se esqueça de lavar bem os alimentos.

Nunca mexa no fogão, facas ou outros objetos cortantes sem um adulto por perto.

Cuidado com panelas quentes; observe se os cabos estão voltados para o lado de dentro do fogão.

Peça ajuda a um adulto se for usar liquidificador ou batedeira.

Preste muita atenção em tudo o que faz na cozinha. Conversar pode distraí-lo. Fale apenas o essencial.

Deixe sempre a cozinha arrumada para evitar acidentes.

Depois de preparar a receita, ajude a lavar a louça e a organizar a bagunça.

 

Consultoria de Ana Maria Tomazoni, chef de cozinha e professora de Gastronomia, e de Juliana Bueno da Silva, nutricionista responsável pelo Ambulatório de Nutrição da Faculdade de Medicina do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;