Setecidades Titulo Saúde
Incidência de conjuntivite
aumenta com tempo frio

Quatro cidades do Grande ABC concentram
9.066 casos da inflamação ocular neste ano

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
24/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC
Andrea Iseki/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

Frio, baixa umidade do ar e aglomerações em ambientes fechados são comuns nesta época e favorecem o aumento de casos de conjuntivite. A doença é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, membrana que cobre a área branca dos olhos e a parte interna da pálpebra. A causa pode ser viral, bacteriana ou alérgica, mas a primeira opção é a mais frequente e isso se acentua no outono e no inverno porque o vírus encontra condições ideais em climas secos e gelados.

Até abril, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires totalizaram 9.066 casos. Em todo o ano de 2012, os mesmos municípios registraram 31.844 ocorrências. Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra não enviaram dados.

"O vírus da conjuntivite é parecido com o da gripe, mas a infecção não ocorre pelo ar, e sim por contato direto. Por isso é importante sempre lavar as mãos e evitar levá-las aos olhos", explica o professor de Oftalmologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Vagner Loduca Lima.

Já a conjuntivite bacteriana ocorre raramente e é causada por contaminação, muitas vezes por higiene inadequada. A inflamação de ordem alérgica acomete pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica, asma, entre outros, mas também pode acontecer por causa de poluição e cloro de piscina.

A inflamação, com duração média de sete a dez dias, é fácil de ser percebida por conta dos sintomas: olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção (amarela, verde ou branca), pálpebras grudadas ao acordar, intolerância à luz e visão borrada. O oftalmologista alerta que assim que os sintomas aparecerem, é necessário procurar o médico. "Vermelhidão nos olhos pode ser sinal de outras doenças, algumas até graves".

O tratamento para conjuntivite também varia. "Para as virais não há o que fazer, apenas cuidados com higiene e compressa de água filtrada e gelada. No caso da bacteriana, é necessário antibiótico em forma de colírio, e a alérgica vai depender da duração da crise", esclarece Lima.

Para aliviar os sintomas, o especialista aconselha o uso de colírios conhecidos como lágrimas artificiais, que são comprados sem receita médica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;