Política Titulo Transparência
Sites de Diadema seguem obscuros

Portais da Transparência da Prefeitura e Câmara de Diadema continuam dificultando a vida do munícipe

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/05/2013 | 07:52
Compartilhar notícia


Os Portais da Transparência da Prefeitura e Câmara de Diadema continuam dificultando a vida do munícipe que quiser acompanhar os gastos públicos. Com a mudança de gestões em ambos os poderes, os sites que divulgam a movimentação financeira seguem com acesso restrito a informações que constitucionalmente precisam ser escancaradas.

O governo do prefeito Lauro Michels (PV) modificou a página oficial do Paço, alterando a cor e o visual. Antes com traços vermelhos em alusão à administração do petista Mário Reali, o site agora apresenta tons azuis. Mas o Portal da Transparência não detalha, por exemplo, gastos mensais com fornecedores.

Na área de despesas do Executivo, o cidadão tem acesso somente ao valor total por cada uma das 18 secretarias. Ao tentar esmiuçar os números, o internauta é surpreendido por um erro na página.

Em contrapartida, a atual administração aprimorou o detalhamento dos salários. É possível, agora, selecionar os vencimentos dos servidores por Pasta, algo que não era disponibilizado no governo Reali. Além disso, o munícipe tem link direto para solicitação de dados via Lei de Acesso à Informação.

Já o Portal da Transparência da Câmara contabiliza o maior número de problemas. Desde que o petista Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, assumiu, não há atualização dos gastos da Casa. Os últimos números de despesa e receita do Legislativo são de dezembro, quando o Parlamento ainda era gerido pelo ex-vereador Laércio Soares (PCdoB).

Não é possível ter acesso às licitações recentes nem ao impacto financeiro após Maninho conceder reajuste salarial e aumento no custo dos benefícios ao funcionalismo da Casa.

Outra informação suprimida no site da Câmara é a listagem de telefones corporativos. Até o ano passado a lista era apresentada, mostrando, por gabinete, os usuários dos aparelhos.

Responsável pela alimentação do Portal da Transparência do Legislativo, o secretário de Administração do Parlamento, o ex-vereador João Pedro Merenda (PPS), disse que segunda-feira iria verificar os erros na página oficial e que iria comunicar Maninho. O petista se ausentou da Casa nesta semana por motivos pessoais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;