Cultura & Lazer Titulo Cinema
Festival traz destaques do cinema turco

CineSesc recebe a partir de hoje sessões de filmes dos principais diretores do país

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
17/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A produção cinematográfica contemporânea turca ganha espaço de destaque na programação cultural de São Paulo. A partir de hoje, as salas do CineSesc (Rua Augusta, 2.075. Tel.: 3087-0500) abrem as portas para receber o festival Istambul Agora 2013, com trabalhos dos mais importantes diretores do país da atualidade.

As sessões ocorrem em diversos horários ao longo do dia até quinta-feira. Os ingressos custam entre R$ 2 e R$ 8 e estão à venda na bilheteria do local e em outras unidades do Sesc.

Como filmes produzidos na Turquia brigam para chamar a atenção dos espectadores longe de populares salas comerciais, eles agora ganham sobrevida na mostra temática. O acervo conta com trabalhos dos cineastas Nuri Bilge Ceylan, Fatih Akin e Semih Kaplanoglu, com os títulos mais expressivos de cada um dos realizadores. Apenas produções dos anos 2000 em diante entram em cartaz.

Grande parte dos longas-metragens escolhidos já passou em cinemas voltados à chamada ‘produção de arte', mas o destaque das atividades fica por conta do lançamento no Brasil de Era Uma Vez em Anatólia (2010), de Ceylan. O drama se passa em pequena aldeia, onde uma caravana empreende busca pelo cadáver de uma vítima de assassinato. Os motivos do crime são revelados com o tempo. O filme, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2011, faz parte das atrações do dia de abertura, com sessão hoje, a partir das 21h30.

Três Macacos, Climas, Poluindo o Paraíso, Soul Kitchen, Contra a Parede e o documentário musical Atravessando a Ponte - O Som de Istambul, sobre a diversidade sonora da maior cidade turca, estão entre as atrações do evento.

A programação completa do festival está na página da sala no portal do Sesc (www.sescsp.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;