Cultura & Lazer Titulo Exposição
Para ver e viver
Luiz Sacilotto

Sesc Santo André abre exposição Audácia
Concreta, com as obras do artista andreense

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
17/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Respeitável público, eis uma grande oportunidade para mergulhar em parte do rico e vasto acervo de obras do artista Luiz Sacilotto. O Sesc Santo André abre para visitação a exposição Audácia Concreta, que presta homenagem aos dez anos de sua morte.

Com entrada gratuita, os visitantes podem contemplar o trabalho do artista plástico andreense das 10h às 21h30, de terça a sexta; aos sábados, das 10h30 às 20h, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. A mostra segue até 11 de agosto.

O corredor que dá acesso à área odontológica já virou espaço permanente de exposição. E é lá que estão 18 títulos de Sacilotto, que se completam entre serigrafias e gravuras. "Nas serigrafias, você percebe partes mais iluminadas", diz Fernanda Lopes, curadora do evento. Segundo ela, os trabalhos dialogam com a obra permanente feita nas três faces da torre do elevador da unidade, também assinada pelo artista especialmente para a inauguração da casa.

As colagens resultam de experiências exatas, feitas entre 1991 e 2000, realizadas com vinil adesivo e cálculos geométricos. O resultado apresentado brinca com formas e espaço e coloca em dúvida o que os olhos realmente estão vendo: obras de arte ímpares.

Os contatos para a mostra tiveram início em 2012, de acordo com Valter, filho de Sacilotto. "Uma obra dialoga com a outra", diz. Ele conta ainda que a mostra foi montada de forma que pode ser itinerante. Outro ponto que destaca é o fato de que os visitantes terão monitores, que darão detalhes a respeito dos projetos e do artista.

/CWAlém dos itens do corredor de exposições, a parte de baixo da unidade abriga, ao lado do elevador, maquetes para obras públicas, como a da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, "e outras que não foram executadas", diz Valter Sacilotto.

"A obra dele parece tender para o espaço. Ele investiga o movimento. Dá ideia de ocupação daquele plano", afirma a curadora.

Os visitantes poderão ver, projetadas em um telão, animações feitas a partir das obras do andreense. Outra novidade é que a unidade lança produtos como bolsa, lenço, camiseta, lápis e chaveiro, inspirados no trabalho do artista, tudo disponível na loja.

Audácia Concreta - Exposição. Até 11 de agosto. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200.Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, das 10h30 às 20h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;