Nacional Titulo
Vereadores ainda controlam as regionais
Do Diário do Grande ABC
01/04/2000 | 16:18
Compartilhar notícia


A maior parte das administraçoes regionais (ARs) de Sao Paulo continua sob controle ou tem interferência direta de vereadores da base governista. Das 27 regionais, 19 encontram-se nessa situaçao. A existência de uma rede de ligaçoes entre parlamentares e o prefeito Celso Pitta (PTN) pode influir no julgamento do processo de impeachment encaminhado pela seçao Sao Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em alguns casos, a relaçao é direta, mas, ao contrário de outras épocas, ninguém faz alarde do domínio sobre as regionais. O prefeito, desde que passou o vendaval das denúncias da máfia dos fiscais, vem declarando que acabou com a influência dos vereadores nas regionais.

Com base numa lista preparada por funcionários da Prefeitura, a reportagem da Agência Estado passou a semana em consultas individuais a parlamentares e servidores da Câmara Municipal. Com o cruzamento das informaçoes foi possível concluir que pelo menos 19 das 27 administraçoes ainda sofrem a interferência de vereadores.

Relaçoes perigosas - O administrador de Sao Miguel Paulista, Rubens Rubio, por exemplo, foi indicado pelo presidente da Câmara Municipal, Armando Mellao (PMDB), em 1998. Ele continua no cargo.

Mellao nunca negou ter feito a nomeaçao. "Indiquei o Rubens Rubio e o prefeito o nomeou", afirmou. "Se continua lá, é por mérito próprio." Rubio, que era regional de Sao Mateus na gestao do ex-prefeito Paulo Maluf (PPB), foi exonerado por irregularidades na coleta de entulho. Ele, na época, havia sido indicado por Vicente Viscome, que perdeu o mandato e está preso.

Mesmo assim, Mellao confiava em Rubio. "Ponho minha mao no fogo por ele", arriscou-se, em fevereiro de 1999, quando surgiram as primeiras acusaçoes sobre esquemas de corrupçao na AR-Sao Miguel.

Auxílio - Já o regional de Cidade Ademar, Reinaldo Amad Meira, ocupa a funçao em razao de suas ligaçoes com o vereador Antônio Goulart (PMDB). "Nao o conhecia", garantiu o parlamentar. "Pedi que outros engenheiros da Prefeitura me ajudassem a indicar um nome."

A AR-Cidade Ademar teria sido criada especialmente para Goulart. Ele integrou o grupo de 12 "rebeldes" que, no início da gestao, pressionou Pitta para obter mais espaço na administraçao municipal. "Lutei muito para conseguir montar a regional", disse. "Na época, a Prefeitura prometeu desativar um terreno para a construçao da sede e garantiu que eu teria orçamento e equipamentos."

O vereador, no entanto, afirma que abriu mao do controle da AR em fevereiro de 1999, poucos meses depois da primeira denúncia de esquemas de corrupçao envolvendo fiscais das administraçoes e vereadores. Mesmo assim, Amad Meira continua a chefiar a AR-Cidade Ademar.

Interferência - O regional da AR-Vila Maria/Vila Guilherme, Francisco de Assis Mendes Ribeiro, foi indicado por Wadih Mutran (PPB) antes das denúncias sobre a máfia dos fiscais. O parlamentar, que historicamente domina a regiao, nao respondeu à reportagem. Ribeiro continua no comando da regional.

Na AR-Tremembé/Jaçana, que está sob controle do vereador Cosme Lopes (PPB), cabos eleitorais tiraram proveito político de um evento promovido pela regional na semana passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;