Economia Titulo Consumo
No País, 55 milhões
não têm conta em banco

Estudo da consultoria Data Popular mostra, porém, que o
número de pessoas bancarizadas subiu 32% em sete anos

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
09/05/2013 | 07:22
Compartilhar notícia


O número de brasileiros que possuem conta bancária cresceu 32% em sete anos (de 2006 a 2013), segundo estudo da consultoria Data Popular. Por outro lado, o levantamento mostra que 55 milhões de pessoas não têm conta bancária, ou não são bancarizadas - fatia essa que movimenta R$ 665 bilhões ao ano.

Hoje, 85 milhões guardam o dinheiro em instituições bancárias. Desse total, 56% pertencem à classe média, o que representa 47,6 milhões (56%) de pessoas. Na sequência estão a classe alta (32%) e a baixa (12%). Segundo o sócio-diretor da consultoria, Renato Meirelles, esse crescimento é bastante positivo para a economia do País. "O fato de mais pessoas terem conta em banco representa mais gente empregada, com crédito, financiando casa e carros, pela instituição bancária. E isso se deve ao aumento da renda das famílias e do emprego formal, ou seja, da nova classe média, principalmente."

Do montante de brasileiros sem conta em banco, 29 milhões pertencem à classe média (59%), 20 milhões à baixa (37%) e 6 milhões à classe alta (11%). Do total, 56% trabalham e 44% deles estão desempregados ou aposentados, por exemplo. Entre as razões, está a dificuldade de acesso à rede bancária, como nas cidades do interior do País. Nesse caso, faltam às instituições financeiras chegar até os mais pobres e menos escolarizados. Em segundo lugar estão os casos das pessoas que tiveram experiência anterior ruim com os bancos - que ficaram endividadas ou inadimplentes, por exemplo, e que precisaram fechar suas contas. Por último, estão os que optaram por não se relacionar com essas entidades, já que acham desvantajoso arcar com o pagamento de taxas para a manutenção dos serviços financeiros.

 

CARTÃO - A pesquisa da Data Popular aponta ainda que nos últimos cinco anos o número de cartões de crédito ativos no mercado cresceu 75,7% - em 2007 somavam 104,5 milhões de pessoas que utilizavam o plástico, em 2012 esse volume saltou para 183,6 milhões.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;