Política Titulo MANIFESTOS
Sob protestos, Dilma e Lula inauguram UPA em São Bernardo

Em sua primeira visita oficial ao Grande ABC, presidente foi criticada por alunos da UFABC

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
06/07/2012 | 07:58
Compartilhar notícia


A primeira visita oficial da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ao Grande ABC foi marcada por protesto de estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC), em greve desde o dia 6 de junho.

A falta de reajuste para os professores era a principal crítica dos cerca de 30 alunos, que empunhavam cartazes e gritavam palavras de ordem. "Dilma a culpa é sua, a minha aula é na rua."

A presidente participou da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas Alves Dias/Assunção, ontem, em São Bernardo, ao lado do prefeito Luiz Marinho (PT), dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Miriam Belchior (Planejamento), e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dilma não conversou com os jornalistas, mas em discurso exaltou os oito anos de mandato de Lula e as ações promovidas na Saúde. "Hoje o meu legado é fazer esse processo avançar", disse a presidente.

Foi durante o discurso de Dilma que os estudantes intensificaram o protesto, entoando o grito de guerra. Quebrando o protocolo, Dilma respondeu aos manifestantes. "O governo dá muita importância para garantir serviços públicos de qualidade. O pessoal pode se acalmar que as coisas vão para o seu lugar na hora certa. Podem ter certeza disso."

Cerca de 630 docentes estão de braços cruzados na região, deixando pelo menos 12 mil alunos sem aulas.

A inauguração da UPA em São Bernardo foi feita de forma simultânea com a inauguração de outras unidades nas cidades de Porto Seguro, na Bahia, e de Recanto das Emas, no Distrito Federal. Ao longo do dia foram inauguradas mais três UPAs, em Alagoas, Minas Gerais e Santa Catarina.

Classificada como tipo II (para população de 100 mil a 200 mil habitantes), a UPA de São Bernardo tem capacidade para atender 350 pessoas por dia e conta com dois consultórios de clínica médica, dois pediátricos e duas salas de observação.

No local a população contará ainda com uma base do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

 

ROUBANDO A CENA

A presença de Lula não estava programada para a inauguração, mas ele acompanhou a solenidade ao lado da ex-primeira-dama do Brasil Marisa Letícia.

Desta vez, o ex-mandatário da Nação não discursou, mas roubou a cena ao brincar com o neto no colo.

Na terça-feira, Lula participou da exibição do mediametragem Pela Primeira Vez, que narra seu último dia como presidente.

 

Luiz Marinho participa das últimas entregas

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), não realizará atividades políticas hoje, primeiro dia de campanha na busca pela reeleição. O chefe do Executivo seguirá a rotina de trabalho no Paço.

O chefe do Executivo vai participar de seis eventos durante o dia, dentre inaugurações e assinaturas de ordem de serviço para o início de obras.

De acordo com a lei eleitoral, os agentes públicos não podem acompanhar inaugurações a partir de 7 de julho, três meses antes da eleição. "Vamos seguir a legislação eleitoral à risca", disse.

Embora tenha sido uma atividade oficial, Marinho contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração da UPA, presenças que fortalecem a imagem do petista para o início do pleito.

"O que nós estamos realizando nesses três anos e meio é que tem peso. O fato de trazer a presidenta Dilma, o Lula ou Jesus Cristo, e não fazer, nada vai colar. O que terá força na nossa campanha é o governo pelas suas realizações", declarou.

Seguindo as atividades preparatórias para a disputa eleitoral, o prefeito realizará amanhã a última reunião com os líderes dos partidos aliados para consolidar o plano de governo, que será apresentado em agosto.

Com a oficialização do apoio do PMDB, Marinho consolida 16 apoiadores para brigar pela manutenção do controle do Paço.

O petista começará as atividades de campanha realizando caminhadas em seis pontos da cidade ainda não divulgados. RS




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;