Política Titulo AMEAÇA
TCE divulga lista de punidos na região

Dez candidatos que tiveram contas reprovadas aparecem no relatório da corte

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/07/2012 | 07:57
Compartilhar notícia


O TCE (Tribunal de Contas do Estado) encaminhou lista à Justiça Eleitoral de agentes públicos punidos pelo órgão e que, pela Lei da Ficha Limpa, estariam impedidos de concorrer às eleições municipais. Dez candidatos do Grande ABC estão no relatório, divulgado ontem.

O único postulante majoritário no documento é Diniz Lopes (PR). O prefeiturável de Mauá tem quatro condenações no TCE, entre 2003 e 2006, anos em que esteve à frente do Legislativo mauaense. "A lista não me preocupa porque sei que a Procuradoria (Geral Eleitoral) vai entrar com pedido de impugnação, mas vou apresentar a liminar conquistada no Tribunal de Justiça e não serei punido", confia Diniz.

Os demais candidatos citados pelo TCE-SP concorrem a cadeira nas Câmaras das sete cidades. Em Santo André, o vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), e o ex-parlamentar Luiz Zacarias (PTB) foram punidos por administrações feitas no Legislativo andreense. O petista tem condenação de 2007 e, o petebista, de 2005 e 2006.

Em São Bernardo, o ex-vereador Laurentino Hilário (PDT) também teve conta rejeitada pela instituição quando comandou a Câmara, entre 2003 e 2006. Mesmo problema enfrentado pelos vereadores de Diadema Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), e Milton Capel (PV). Maninho registra punição de 2002, enquanto o verde viu a corte dar parecer desfavorável às contabilidades de 2006 e 2007.

A gestão de Edson Savietto, o Banha (PDT), à frente da Câmara de Ribeirão Pires, em 2003, não passou pelo crivo dos conselheiros devido a aumento dado aos colegas na mesma legislatura, prática condenada pela Constituição. "Não houve dolo ou ato de improbidade administrativa. Cumpri lei municipal", alega.

O ex-vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB) e o parlamentar Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB), ambos de Mauá, são citados por questionamentos em administrações na Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), em 2005 e 2006. Ex-vice-prefeito de Diadema, Joel Fonseca (PT) recebeu parecer negativo do TCE na administração da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema), em 2003.

Outros nomes são citados pela instituição, como o do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), do presidente do PMDB mauaense, José Carlos Orosco Júnior, e o do ex-vereador de Diadema Marco Antonio Ernandez, o Marquinhos (PT). (Colaboraram Mark Ribeiro e Cynthia Tavares)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;