Política Titulo
Saab terá centro de pesquisas em S.Bernardo
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
25/09/2010 | 07:48
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o presidente da fabricante sueca de aeronaves Saab, Hakan Busche, selaram ontem acordo para a instalação de centro de pesquisas da empresa na cidade. Segundo a montadora, serão investidos anualmente entre US$ 40 e US$ 50 milhões no local, que será o coletor do know hall dos nórdicos no País.

A Saab é a fabricante do caça Gripen NG, que disputa licitação aberta pelo governo federal para a compra de 36 caças para defender o espaço aéreo brasileiro. O modelo compete com o francês Rafale, da Dassault, e com o norte-americano F-18 Super Hornet, da Boeing.

Se vencer a concorrência os investimentos em São Bernardo serão naturalmente ampliados. "Este compromisso não está condicionado à vinda do Gripen para o Brasil, mas obviamente o centro será muito maior caso o Brasil escolha o Gripen", anunciou Busche.

Na briga com franceses e norte-americanos os suecos têm aliados importantes. O primeiro é a FAB (Força Aérea Brasileira), que colocou o Gripen em primeiro lugar em sua avaliação técnica. O segundo é Marinho, que assumiu o papel de lobista pró suecos junto ao governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou predileção pelo Rafale, que ficou em último na avaliação da Aeronáutica.

Questionado se é a ponte entre a Saab e o governo Lula, Marinho revelou preferência pelo Gripen. "O projeto sueco está anos-luz à frente dos concorrentes. Minha posição neste caso é respaldada pela FAB. O Gripen é o melhor para o Brasil", admitiu o prefeito, que mantém conversas com o presidente a respeito e no início do ano foi à Suécia conhecer detalhes do projeto.

Ligações com a licitação à parte, Busche afirmou que a escolha por São Bernardo para abrigar o centro de pesquisas deu-se em razão da proximidade histórica com a cidade e pelo bom andamento das negociações com Marinho. "Durante um bom tempo Saab e Scania foram uma empresa só", recordou o dirigente, sobre a fusão que perdurou entre 1969 e 1995.

O chefe do Executivo disse que a concessão de benefícios fiscais não foi discutida. "Mas seguramente a Lei de Incentivo Fiscal será acionada pela empresa", ponderou.

A instalação do centro de pesquisas da Saab em São Bernardo começará a ser configurada em outubro, com a chegada do chefe de pesquisas e desenvolvimento do grupo. Até o fim do ano serão contratados 40 engenheiros e técnicos. Somente então será definida a localização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;