Internacional Titulo
Talibã decide extradição de Bin Laden nesta 3ª
Do Diário OnLine
Das Agências
17/09/2001 | 13:51
Compartilhar notícia


Uma delegação paquistanesa se encontrou nesta segunda-feira com o líder do regime Talibã, Mullah Mohammed Omar, para pedir a extradição do terrorista Osama Bin Laden, apontado pelos Estados Unidos como o principal responsável pelos atentados contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, na última terça-feira.

De acordo com informações da rádio Shariat, controlada pelo Talibã, Omar marcou para esta terça-feira uma reunião entre as autoridades religiosas islâmicas para discutir os próximos passos do Afeganistão frente a situação. No encontro, eles podem decidir ou não pela extradição de Osama Bin Laden.

No entanto, segundo o porta-voz do Talibã Abdul Hai Mutamaen, ouvido pela agência Reuters, os paquistaneses não convenceram os talibãs a entregar Osama Bin Laden e isso não deve acontecer.

Há informações de que o terrorista Osama Bin Laden, amigo do líder Talibã Mullah Omar, costuma passar boa parte de seu tempo em Kandahar, cidade principal do poder talibã. Toda decisão em relação a Bin Laden é submetida à aprovação do "comendador dos fiéis".

Em uma entrevista à rede de televisão norte-americana CNN, o ministro paquistanês do Exterior, Abdul Sattar, disse esta segunda-feira que a mensagem aos talibãs insistiria na "imperiosa necessidade para eles de conformar-se às resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

Sattar assinalou que as relações diplomáticas entre os dois países "não se traduzem necessariamente por uma grande influência" de Islamabad sobre os talibãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;