Política Titulo
Juiz condena delegado da PF a 9 anos de prisão
28/08/2004 | 20:11
Compartilhar notícia


O delegado federal Paulo Cauby Batista de Lima, 39 anos, foi condenado a nove anos e quatro meses de reclusão, perda do cargo e da função de delegado federal além de pagamento de multa R$ 81,6 mil. A sentença foi decretada pelo juiz da 11ª Vara da Justiça Federal, Danilo Fontenele Sampaio.

O delegado é apontado pela PF (Polícia Federal) como sendo um dos cabeças de um esquema de lavagem de dinheiro no Ceará. O acusado deverá recorrer ao Tribunal Regional da 5ª Região, em Recife (PE), e aguardará a decisão em liberdade.

De acordo com o processo, Paulo Cauby é acusado de repassar informações sigilosas que vinham sendo apuradas pela PF ao empresário e doleiro Alexander Ferreira Gomes, do Grupo ACC, que responde a mais de 20 inquéritos na PF por envio ilegal de dinheiro para o exterior e por crimes contra o sistema financeiro. Ferreira Gomes está foragido.

Paulo Cauby era chefe da Delegacia de Polícia Marítima, Aeroportuária e de Fronteiras. Em junho do ano passado, foi preso após a PF descobrir que repassava informações sigilosas através do endereço eletrônico irmaodobaixinho@ig.com.br, que pertencia à mulher dele. “Baixinho” seria o apelido do doleiro, que é deficiente físico.

Na semana passada, o superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Francisco Baltazar, teve seu pedido de demissão aceito. Ele apresentou à direção da PF pedido de demissão por motivos pessoais.

Francisco Baltazar, antes de exercer o cargo, chegou a trabalhar com a equipe de segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda na época da campanha eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;