Internacional Titulo
Manteiga belga também está contaminada com dioxina
Do Diário do Grande ABC
07/06/1999 | 12:23
Compartilhar notícia


O governo acrescentou nesta segunda-feira a manteiga a sua longa lista de alimentos proibidos, enquanto os belgas mantêm uma dieta cada vez mais escassa por causa do escândalo da contaminaçao de alimentos com dioxina. Os líderes do governo se reuniram hoje pelo quarto dia consecutivo e centenas de açougues e padarias fecharam as portas com a proibiçao de venda de carne de porco e vaca, aves, ovos e todos os derivados desses produtos.

A indústria alimentícia anunciou que a crise de onze dias, criada pelos alimentos contaminados, já causou US$ 500 milhoes de perdas para os agricultores.

Os Estados Unidos suspenderam suas importaçoes de carne de porco e de aves da Uniao Européia, UE, e Cingapura proibiu as importaçoes de qualquer tipo de carne do grupo de 15 países europeus. Suíça e Coréia do Sul adotaram medidas semelhantes contra os produtos belgas.

A Comissao Executiva da UE está negociando com o governo belga e avaliando se uma lista com mais de mil agricultores (que engordaram seus animais com 80.000 quilos de alimentos contaminados com a cancerígena dioxina) é suficiente para liberar parte da indústria alimentícia da Bélgica. "A lista é definitiva", disse o primeiro-ministro Jean-Luc Dehaene. O governo espera que agora, graças a essa lista, seja mais fácil encontrar o restante dos alimentos contaminados.

O governo e os principais partidos da oposiçao também concordaram em instaurar uma comissao especial para investigar como a substância nociva dioxina apareceu tao facilmente nos alimentos dos belgas. A dioxina se origina na produçao de alguns pesticidas. O ministro da Saúde culpou pelo escândalo a falta de controle de qualidade dos alimentos usados pelos agricultores.

O escândalo também fez estragos na coalizao de centro-esquerda, à medida que se aproximam as eleiçoes de domingo. A indústria da agricultura é historicamente um feudo dos democrata-cristaos de Dehaene e os socialistas se mostraram escandalizados com a demora para resolver a crise. Os ministros da Saúde e Agricultura se demitiram na semana passada, depois de divulgado que souberam do problema por um mês e nao o tornaram público nem informaram a Dehaene.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;