Internacional Titulo
Sarkozy e Bento XVI discutem situação internacional em Roma
Da AFP
20/12/2007 | 14:58
Compartilhar notícia


O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira, no Vaticano, o presidente francês Nicolas Sarkozy, com quem conversou por 25 minutos sobre questões internacionais. Sarkozy deve ainda jantar, no fim da tarde, com os primeiros-ministros Romano Prodi (Itália) e José Luis Zapatero (Espanha).

"Particular atenção foi dedicada à situação internacional, ao futuro da Europa, aos conflitos no Oriente Médio, aos problemas sociais e políticos de alguns países africanos e o drama dos reféns", segundo uma nota oficial do Vaticano.

O presidente francês acompanha com muita atenção o caso da franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada há mais de cinco anos pela guerrilha das Farc. Durante o encontro foi examinado também o papel das religiões no mundo, em particular a religião católica, segundo a Santa Sé.

Presidente de uma república laica, Nicolas Sarkozy já declarou inúmeras vezes ser católico, e qualifica como "determinante" o cristianismo na identidade nacional francesa.

Sarkozy deve se encontrar no final da tarde com o colega Giorgio Napolitano antes de jantar com os chefes do governo italiano Romano Prodi e espanhol José Luis Rodriguez Zapatero, para discutir a ementa do projeto de União mediterrânea.

Os três líderes, acompanhados por seus conselheiros diplomáticos, irão abordar esse projeto, considerado muito importante pelo presidente francês. Entretanto, os mandatários italiano e espanhol são mais reticentes, pois pretendem evitar a criação de uma nova estrutura que possa se sobrepor às já existente nos países mediterrâneos, de acordo com uma fonte diplomática italiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;