A disputa por um espaço nesse novo segmento promete se tornar acirrada, uma vez que outras montadoras, como Ford e General Motors, também declararam que pretendem implementar em breve o sistema em alguns de seus veículos.
O momento escolhido para revelar a nova tecnologia é mais do que apropriado. Devido à guerra entre Estados Unidos e Iraque e diante da possibilidade de uma crise no setor petrolífero, a tecnologia flex fuel proporcionará independência ao consumidor no que se refere à escolha do combustível.
A Fiat justificou a opção pelo Palio 1.3 8V para estrear a tecnologia bicombustível como uma estratégia de mercado que envolve competitividade e custo-benefício. Assim como no Gol Flex Fuel, a Magneti Marelli é parceira da Fiat no projeto. A empresa desenvolveu o SFS (Software Flexfuel Sensor), que identifica a mistura existente no tanque, usando informações recebidas de sensores dispostos no sistema de injeção de combustível, e adapta o funcionamento do motor ao combustível, mantendo o desempenho. O princípio de funcionamento do sistema é o mesmo do Gol Total Flex.
Basicamente, o que diferencia um projeto do outro é a taxa de compressão adotada: a Fiat optou pela taxa de 11:1 no motor 1.3 8V – no Gol Total Flex 1.6 é de 10:1. Segundo a Fiat, essa taxa de compressão – intermediária entre os valores usuais para motores a gasolina e a álcool – proporciona melhor relação de trabalho com os dois combustíveis.
Com o sistema flexível, o motor 1.3 8V abastecido com gasolina desenvolve 70 cv de potência a 5,5 mil rpm – 3 cv a mais que o 1.3 8V convencional – e torque de 11,1 kgfm a 2,5 mil rpm. Com álcool, o propulsor gera 71 cv a 5,5 mil rpm e torque de 11,3 kgfm a 2.250 rpm. Segundo a Fiat, os três cavalos a mais disponíveis no flex fuel com gasolina resultam do aumento da taxa de compressão e do uso de uma central eletrônica mais atual.
Modificações – Além da utilização de uma taxa de compressão intermediária, outras intervenções foram feitas no propulsor, como a adoção de novos pistões, comando de válvulas, sistema de partida a frio eletrônico e sistema close coupled (instalação do catalisador próximo ao coletor de descarga). Como o motor 1.3 8V não tem uma versão a álcool, peças como tanque, tubulação, bomba de combustível e bicos injetores receberam tratamento para resistir à corrosão.
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