Economia Titulo
Apex faz licitação internacional para prospectar mercado chinês
28/08/2003 | 23:12
Compartilhar notícia


A Apex (Agência de Promoção de Exportações) abre em setembro uma licitação internacional para prospectar o mercado chinês. Segundo o presidente da Apex, Juan Manuel Quirós, o objetivo da concorrência é contratar uma empresa que avalie o potencial para 15 setores exportadores brasileiros em cada região da China.

Quirós viaja para a China no dia 18. Lá ele lança a licitação e se reúne com as cerca de 30 empresas brasileiras que já operam no país. O executivo quer conhecer em detalhes a estratégia adotada por essas empresas, entre elas a Embraer, a Vale do Rio Doce e a Embraco, para auxiliá-lo na elaboração das estratégias setoriais de ação da Apex na China. "Nosso foco são as médias e pequenas empresas", ressaltou Quirós à Agência Estado.

A primeira iniciativa rumo ao mercado chinês, com potencial de 1,3 bilhão de consumidores, foi feita pelo então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral. Ele organizou a primeira grande missão brasileira à China pouco depois da entrada do país na OMC (Organização Mundial de Comércio), no fim de 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;