Economia Titulo
Ferramentas de gestão ajudam a enfrentar a crise
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Adotar ferramentas de gestão como 5S, Kanban e lean manufaturing, em um momento de crise como o atual, ganha ainda mais importância para as empresas ampliarem competitividade e sobreviverem no mercado.

A avaliação é do professor Anselmo Buttner, do Centro Universitário Ítalo, que proferiu palestra na última quinta-feira à noite na regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo. A atividade foi a primeira de uma série de eventos que a entidade realiza ao longo deste mês em comemoração ao dia da indústria.

Buttner, que escreveu o livro Toyotismo, Reduzindo desperdícios, aumentando a lucratividade (editora Plêiade), destacou a importância de que haja uma mudança na cultura das empresas, que leve em conta a preocupação contínua com a redução de custos e a qualidade. Ele citou ainda outras atitudes que podem levar a um aumento da produtividade, como o trabalho em equipe e o foco no cliente.

Depois do evento, a unidade do Ciesp sediará debate sobre linhas de financiamento no dia 14, às 19h, e palestra sobre soluções anticrise, dia 18, no mesmo horário. Em relação ao crédito, o diretor da regional, Mauro Miaguti, afirmou que foi detectamos que esse é um dos problemas atuais das empresas. "Por isso, resolvemos trazer especialistas para falar sobre esse tema", afirmou.

FEIRA - As regionais da entidade das indústrias no Grande ABC realizam, em conjunto, a 3ª Feira de Negócios do Ciesp, no dia 26, no Celex (Centro Logística de Exportação), localizado no km 1,5 da rodovia Imigrantes.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 2.000 empresários e executivos. Em 2008, foram 1.500.

Voltado a profissionais interessados em ampliar contatos e fechar negócios com empresas da região, o evento abre espaço para que indústrias associadas à entidade exponham, sem custo, seus produtos e serviços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;