Nacional Titulo
Thomaz Bastos praticamente descarta ida de Beira-Mar para o PI
Do Diário OnLine
01/04/2003 | 20:31
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, praticamente descartou a transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para a futura penitenciária federal Irmão Guido, em Teresina (Piauí). Thomaz acredita ter errado ao anunciar antecipadamente o destino do criminoso.

Desde a semana passada, quando Beira-Mar deixou o Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes, interior de São Paulo, e foi para a Superintendência da Polícia Federal (PF) de Maceió, o ministro já havia afirmado que Teresina seria o próximo endereço do líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

No entanto, depois de sofrer forte pressão por parte da população, empresários e políticos, o governador do Piauí, Wellington Dias, voltou atrás na sua decisão. Nesta quarta-feira, Thomaz Bastos e Wellington devem se reunir para oficializar a desistência do Estado nordestino de abrigar o traficante.

Senadores do Piauí já deixaram claro a insatisfação com a presença de Beira-Mar no Piauí. Nesta terça-feira, o ministro da Justiça se reuniu com os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), João Alberto (PMDB) e Mão Santa (PMDB). Eles tentaram mostrar a Thomaz Bastos que o presídio que está sendo preparado para receber o criminoso não tem condições de receber bandidos deste grau de periculosidade.

Uma das alternativas encontradas pelo governo para solucionar o problema é a construção, simultaneamente, de dois a três presídios federais em todo o país. No entanto, a nova penitenciária de Fernandinho Beira-Mar não seria revelada antes do tempo.

Reunião - O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai se reunir na próxima segunda-feira com os secretários de Segurança de todo o Brasil. A informação é do porta-voz da Presidência, André Singer.

Segundo Singer, o governo espera um trabalho conjunto entre a Polícia Federal e as estaduais para combater a onde de terror espalhada por todo o país por intermédio do crime organizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;