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Bebida ganha destaque no varejo
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
19/08/2006 | 22:18
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As redes de supermercados ampliaram o espaço dedicado a venda de bebidas alcoólicas nos últimos anos. O setor passou a oferecer boas oportunidades para os varejistas que, influenciados pela indústria, passaram a fazer constantes remodelagens do segmento para oferecer cada vez mais produtos diferentes do que antes era habitual nas gôndolas dos supermercados.

Algumas redes, como a Coop, de Santo André, dobraram o espaço dentro das lojas destinado a esses produtos e também tiraram o setor do canto da loja e passaram para um local de maior destaque, tanto quanto produtos de categoria premium e de maior valor agregado.

Para o diretor de Marketing da empresa varejista, Celso Furtado, o consumo de bebidas aumentou junto com a sua diversidade. No entanto, não é o consumidor que passou a beber em maior quantidade. “Os hábitos mudaram. O consumidor agora bebe com maior freqüência, mas saboreando o produto, degustando”, afirma. “Também houve muita educação para o consumo. A chegada de informações foi essencial para o incentivo de compra, como os vinhos que foram muito divulgados como produto saudável”, explica.

A indústria também investiu em diversificação dos seus produtos oferecendo novos sabores, produtos mais atrativos visualmente e preços atrativos. A indústria de vodca lançou o produto com sabores, assim como a cachaça virou artigo com alto valor agregado. “A aguardente era bebida vista como vulgar, de boteco. Hoje é um produto que ganhou o consumidor como aperitivo, com grande produção e artigo de exportação”, conta Furtado. Os destilados aumentaram as vendas em 11% na rede.

A aguardente representa 23% das vendas do setor, vodca 21% e uísque 15% nas lojas da rede varejista da região. Para o diretor da Coop, os supermercados acabaram se tornando uma referência para a distribuição e em algumas lojas o fornecedor montou um trabalho diferenciado de ambientação equipamento o setor para tornar mais atrativo.

O Grupo Pão de Açúcar, por meio das suas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, realiza um trabalho constante de aperfeiçoamento da área de vendas de bebidas alcoólicas, dando grande enfoque aos vinhos.

Segundo o gerente de Categoria Líquida do Extra, Robson Matos, o sortimento de vinhos cresceu em até 40%, sem ‘roubar’ espaço de outros produtos na loja. “Fizemos a otimização da área oferendo maior variedade. É uma categoria que cresce no mercado brasileiro e estamos bem alinhados a isso”, diz. Os dados da indústria vinícola do país mostram que o consumo anual por brasileiro é de dois litros, com crescimento desse índice em 12% ao ano.

Com a inclusão de novos rótulos de vinho – que chegam a 4 mil em todo o grupo – as bandeiras Extra e Pão de Açúcar empregaram um novo profissional: o consultor de vinho. No hipermercado da via Anchieta já exista este serviço que consiste em ajudar o consumidor a escolher o melhor produto dentro do paladar desejado e conhecer casa vez mais as bebidas. Também são oferecidos cursos e uma confraria para que os interessados possam provar rótulos diferentes com menor custo.

Mesmo assim, para Matos, o Brasil ainda consome muito mais cerveja e, atualmente, a indústria passou a explorar esse segmento trazendo novidades, como produtos importados e com sabor diferente. Segundo dados da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), são consumidos 8,3 milhões de litros por ano.



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