Esportes Titulo
Flamengo pode soltar o grito de campeão contra o Grêmio no Maracanã
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


O Flamengo depende apenas de si diante do Grêmio, às 17h de hoje, no Maracanã, para conquistar o título brasileiro. Portanto, em caso de vitória, ninguém o alcançaria. O empate poderia levá-lo a 65 pontos. Assim, precisaria torcer contra Inter, Palmeiras e São Paulo, outros candidatos ao troféu nacional.

O Flamengo impôs muito respeito nas últimas rodadas. O time carioca evoluiu tanto na segunda fase do campeonato que, degrau a degrau, conseguiu desbancar os antigos líderes, especialmente Palmeiras e São Paulo, que dividiam as preferências dos apostadores de plantão. A equipe de Andrade procurou transferir favoritismo aos adversários. Era um jeito de aliviar o peso da própria responsabilidade na reta final da temporada. Coincidência ou não, a estratégia só poderia funcionar.

A tumultuada busca pelos espaços nas arquibancadas pôde medir o tamanho do interesse da legião rubro-negra, que permaneceu muitas horas nas filas para logo ver os ingressos esgotados totalmente. Sobrou pancadaria nas imediações do estádio.

Além do técnico Andrade, mais dois personagens podem contribuir decisivamente para colocar o Flamengo no pódio: Petkovic e Adriano. O primeiro assim definiu a provável conquista. "Seria maravilhoso para quem, como eu, está em fim de carreira", observa Pet, 37 anos.

"Estou ansioso para entrar em campo e tentar logo resolver. Tenho certeza de que não será fácil porque o Grêmio é um grande rival", acredita Adriano. (com Agências)

Dilema do Tricolor é ‘facilitar ou encarar'

Entre a cruz e a espada. Aparentemente, o dilema do Grêmio é assumir a briga contra o Flamengo ou, em prejuízo do rival Inter, fingir que tentou encarar o Rubro-Negro de igual para igual.

O meia Souza, o primeiro a detonar a polêmica, atraiu as graças da torcida ao admitir publicamente que o Tricolor deveria entregar o resultado. As ameaças de represália, porém, o levaram a recuar. Os cartolas do clube também trataram de esfriar o barulho que serviu para balançar os alicerces do Beira-Rio (do inimigo Inter) e do Olímpico nos últimos dias.

Apesar de tudo, Souza não perdeu a chance de provocar o Inter ao lembrar que o principal adversário do Grêmio não teve competência para segurar os 12 pontos de vantagem que abriu durante o Brasileirão. "Depois, que não venham nos culpar como justificativa para uma derrota", cutucou.

Enfim, o Grêmio encontrou um jeito de contornar as divergências: mandou cancelar as férias de alguns titulares. No entanto, Souza (poupado) fica de fora, a exemplo do artilheiro Máxy López (liberado para resolver problemas na Argentina), Réver, Rafael Marques, Jonas e Willian Magrão (contundidos), além de Fábio Rochemback (suspenso) e Tcheco (já se despediu e pode atuar no Corinthians na temporada 2010). Além disso, a diretoria mandou preservar o goleiro Victor, que compõe o grupo de Dunga na Seleção Brasileira.

O técnico interino Marcelo Rospide pretende utilizar os novatos Maílson (meia) e Ricardo (atacante), mas não entra em detalhes quanto aos demais. "Ainda preciso analisar algumas coisas. Não dependo apenas de mim. Quero manter a minha coerência, mas vou aguardar o relatório do departamento médico", disse o treinador, que não consegue mais disfarçar tantas contradições.

Segundo Rospide, cabe a ele escalar o Grêmio. No entanto, admitiu que a palavra definitiva dos dirigentes poderia ajudá-lo a fechar a lista de convocados para viajar ao Rio de Janeiro. "Posso garantir que vamos ao Maracanã para vencer o Flamengo", comentou. (Das Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;