Setecidades Titulo
Moradores do DER estão há 15 dias sem água
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/02/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


Moradores do bairro DER, em São Bernardo, realizaram manifestação, na tarde de ontem, na Rua Maria Adelaide Quelhas, pela falta de água que atinge parte daquela região há 15 dias.

Cerca de 20 pessoas se reuniram com cartazes para cobrar a solução do problema. Os moradores contam que técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foram ao bairro no fim de semana verificar um vazamento, mas a situação não foi resolvida. Muitas pessoas estão usando água de vizinhos para poder tomar banho e cozinhar.

É o caso do encanador Nilton Alves Reis, 57 anos. "Contamos com a ajuda dos vizinhos. Imagine a situação de uma casa que tem 12 pessoas. Antes dessa falta, a água só vinha na madrugada."

A mãe de Nilton, a pensionista Aparecida Alves, 77, conta que armazena água no balde para fazer comida. "É o único jeito para cozinhar e tomar banho até que tudo se resolva."

A dona de casa Vandira Cardoso Santos, 53, juntou a água da chuva de segunda-feira para tomar banho. "Temos de improvisar. Estou comprando marmita, porque não dá para cozinhar. Pago minha conta de água e não me conformo com a situação."

O técnico de segurança do trabalho João Paulo Leite dos Santos, 29, também se vira como pode. "Estou tomando banho na casa de um colega. Às vezes, tomo até na academia."

A Sabesp informou que pontos do bairro estão apresentando pouca pressão nas redes de água durante o dia, porém, estão sendo abastecidos à noite.

A Prefeitura de São Bernardo também fez vistoria no local e notificou a Sabesp.

A companhia explicou que, após o contato dos moradores, que ocorreu há cerca de sete dias, iniciou uma série de sondagens para encontrar possíveis vazamentos no local, que provocam a baixa pressão.

As características do bairro, segundo a Sabesp, dificultam a localização dos vazamentos, pois existem vielas de difícil acesso e casas que foram erguidas sobre as redes de água.

A empresa informou, ainda, que iria realizar trabalhos por toda a noite e madrugada de hoje, o que deverá solucionar o problema de abastecimento no decorrer desta quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;