Cultura & Lazer Titulo
Sites para crianças priorizam interação e conteúdo educativo
Bruna Queiroz
Especial para o Diário e William Glauber
30/08/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


Diferentemente de muitos adultos que se desesperam diante do microcomputador, as crianças compõem um público cada vez mais integrado às novidades da internet. A familiaridade da garotada com as novas tecnologias foi captada rapidamente pelas mídias, que se empenham em lançar conteúdo on-line com produções cada vez mais criativas. Sobram exemplos de sites com conteúdo desenvolvidos especialmente para as crianças, como Iguinho, Mundo da Criança e Turma do Saber.

O Iguinho, página do provedor iG dedicada às crianças, está no ar há cinco anos e recebe cerca de 40 mil visitas diárias. O site oferece atividades infantis que o tornam um dos portais mais completos para crianças com idade entre 4 e 10 anos.

Para os pequenos de até 6 anos, os livros animados são uma opção educativa. Há também brincadeiras nas quais as crianças estimulam a criatividade e montam um carro, escolhendo desde as peças até a pintura da lataria. Em outra atividade, utilizam instrumentos musicais virtuais e compõem músicas.

"A grande vantagem da internet é o alto grau de interatividade proporcionado pelo meio. Nenhuma outra mídia oferece esse nível de troca", diz Mariana Caltabiano, criadora e diretora do Iguinho.

A coleção Mundo da Criança, da Editora Delta, foi lançada na década de 50 e já vendeu mais de 400 mil exemplares. Em sintonia com as crianças de hoje, chegou à internet. "Transformamos o conteúdo de nossos produtos em algo mais interessante para as crianças", diz Cíntia Porfírio, diretora de Marketing.

A intenção é continuar sendo obra de referência que aproxima as crianças de temas culturais e de conhecimentos gerais. Assuntos complexos, como a origem do ser humano, são abordados em uma linguagem de fácil entendimento para o público de 2 a 8 anos.

Outras mídias optaram pelo caminho inverso, caso do site infantil Turma do Saber. Lançado em 2000 na rede mundial, há dois anos o conteúdo ganhou as páginas de livros e um programa na TV interativa. Agora, estuda projeto que pode levá-lo à TV Cultura. "Pretendemos disponibilizar nosso conteúdo em todas as plataformas possíveis", diz Selma Santa Cruz, diretora-geral de Criação da TV1, produtora da Turma do Saber.

A proposta é despertar, em crianças de 6 a 12 anos, o prazer de aprender. O site também pretende instigar os internautas a descobrirem o mundo de forma interativa por meio das experiências de cinco personagens – um cachorro viajante, uma coruja mágica que desvenda o universo, um chip de computador que navega pelo mundo da tecnologia, uma abelha ligada ao meio ambiente e um átomo de oxigênio que explora o mundo da ciência.

A diretora Selma destaca, contudo, que há uma preocupação constante em não manter a criança grudada à tela do computador. "Procuramos oferecer atividades que começam na internet e se realizam no dia-a-dia."

Serviço

www.iguinho.com.br

www.mundodacrianca.com

www.turmadosaber.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;