Cultura & Lazer Titulo
Artes visuais ganham fôlego na mostra Latinidades
Everaldo Fioravante
Do Doário do Grande ABC
28/08/2003 | 19:51
Compartilhar notícia


A Mostra Sesc de Artes – Latinidades, megaevento iniciado dia 19, está chegando ao fim. Termina oficialmente no domingo nas unidades do Sesc da capital, porém, algumas exposições foram prorrogadas. Já no interior paulista, onde começou dia 25, se estende até 14 de setembro. Há muito ainda o que se apreciar nesses últimos dias nas áreas de artes visuais e cultura digital, sem falar das atividades híbridas, que misturam essas linguagens. A maioria das atividades tem entrada franca.

Entre as atrações difíceis de serem enquadradas em algum gênero artístico específico está o Auto PSi, que ocorre no Sesc Ipiranga diariamente até domingo. No entanto, as inscrições devem ser feitas nesta sexta-feira pessoalmente no local, das 12h às 13h. “Troco uma carona por uma história”, diz Fabiana de Barros, que concebeu o trabalho.

Em um carro (reproduzido no destaque) vão o motorista, Fabiana, o suíço Michel Favre e o participante, que indica o local da capital para onde deseja seguir.

“Durante o percurso, mostro para a pessoa uma série de 22 imagens em papel, reproduções de gravuras das quais me apropriei. Elas são figurativas, bem dramáticas e compõem um teste psicológico chamado TAT (Teste de Apercepção Temática). Depois, peço para o participante me contar uma história a partir dessas imagens. Enquanto ele fala são feitas gravações em áudio e vídeo”, afirma Fabiana.

“O Michel grava dentro do veículo. Em outro carro que nos segue, o também suíço Ulrich Fischer fica para fora pelo teto solar gravando cenas da cidade”, diz Fabiana. “A idéia é fazer um mapeamento do imaginário do paulistano”.

Para conferir os resultados do trabalho, os interessados podem acessar o site www.sescsp.org.br. Segundo Fabiana, as imagens captadas serão utilizadas para a realização de um filme de Michel.

Território de Antiespetáculo é outra atração híbrida. Ocorre no Sesc Pompéia. “É uma mistura de vídeo, música, cultura eletrônica e grafite, entre outros tipos de manifestações artísticas”, afirma Celina Neves, responsável pela área de artes visuais da Mostra Sesc de Artes – Latinidades.

Em cartaz no Sesc Pompéia, a exposição Palavra Extrapolada reúne trabalhos de artistas plásticos e poetas que utilizam, por exemplo, desenho e processos de linguagem escrita na criação, usando-os na composição de obras que representam uma espécie de síntese entre palavra e imagem.

Manifesto – Várias unidades do Sesc recebem Zona Franca, uma série de imagens sobre a latinidade. São trabalhos de jovens artistas de diferentes nacionalidades e integrantes de grupos que realizam intervenções urbanas.

No Sesc Vila Mariana tem Manifestos, um resgate de manifestos estético-políticos de movimentos artísticos da América Latina. Além disso, há a apresentação de grupos e artistas que realizam trabalhos em diversas linguagens e que se caracterizam também por resistirem à sociedade de consumo e ao sistema vigente na produção artística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;