Internacional Titulo
Ex-primeiro-ministro de Kosovo se apresenta ao tribunal
Da AFP
09/03/2005 | 17:07
Compartilhar notícia


Ramush Haradinaj, o primeiro-ministro renunciante de Kosovo, se entregou nesta quarta-feira, em Haia, ao TPI (Tribunal Penal Internacional), que o acusa de crimes de guerra.

Haradinaj, 35 anos, viajou em um avião do exército do ar alemão de Pristina a Rotterdã (sudoeste da Holanda), de onde foi levado ao centro de detenção do TPI em Haia.

Um coronel do TMK (Corpo de Proteção de Kosovo), Lahi Brahimaj, acusado igualmente de crimes de guerra, viajou e se entregou junto com Haradinaj, segundo o porta-voz do TPI e uma fonte do TMK.

O porta-voz do TPI, Jim Landale, não pôde dar mais detalhes sobre as acusações que pesam sobre Brahimaj, mas pelo que parece ele cometeu os mesmos crimes que Haradinaj, pois os dois eram aliados durante a guerra de Kosovo em 1998/99.

Haradinaj foi informado de sua acusação na terça-feira e publicou a informação anunciando sua demissão e sua intenção de viajar para Haia e enfrentar a justiça.

Haradinaj, ex-chefe da guerrilha albanesa, é o primeiro político albanês de alta patente acusado pelo TPI em pleno exercício de suas funções. Segundo a justiça sérvia, ele é responsável por 108 crimes de guerra contra civis sérvios em Kosovo, embora o TPI não tenha divulgado até agora a ata de acusação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;