Internacional Titulo
Juiz nega visto para que Elián permaneça nos EUA
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 17:01
Compartilhar notícia


O juiz federal K. Michael Moore rejeitou nesta terça-feira um pedido de asilo político apresentado em nome do menino cubano Elián González, recusando-se assim a bloquear as gestoes realizadas pelo governo federal americano para repatriar o menor. A decisao de Moore foi tomada dois dias depois de uma audiência na qual o magistrado ouviu as alegaçoes do tio-avô do menino, Lázaro González, que deseja manter Elián, de 6 anos, nos Estados Unidos, contra a vontade do pai do garoto, que o quer de volta a Cuba.

Ao nao dar curso à demanda, Moore efetivamente deixa em vigor a decisao do Serviço de Imigraçao e Naturalizaçao de 5 de janeiro de reconhecer exclusivamente o pátrio poder do pai, Juan Miguel González, que de Cuba reclama o retorno de seu filho de seis anos.

"A decisao de conceder o asilo compete à procuradora-geral (Janet Reno)", sentenciou Moore.

"Ela tomou a decisao quanto a quem representa os interesse do menino (ante o Serviço de Imigraçao e Naturalizaçao) e sua decisao (...) rege ao nível jurídico", acrescentou o juiz.

O próximo passo deverá ser a apresentaçao de um pedido de estada de emergência ao Tribunal de Apelaçoes, em Atlanta, no Estado da Geórgia. Se esse pedido for aceito, a apelaçao passará entao a um tribunal de três juízes da corte de apelaçoes.

O destino do menino tem sido discutido desde que ele foi resgatado no mar, na costa da Flórida, agarrado a um pneu, em 25 de novembro. Sua mae e outras 10 pessoas se afogaram quando o barco em que fugiram de Cuba naufragou no estreito da Flórida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;