Cultura & Lazer Titulo
Mostra traz teatro lusófono
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/07/2010 | 07:58
Compartilhar notícia


Hoje começa o 5º Circuito de Teatro Português, que traz para São Paulo e Grande ABC cinco espetáculos. Três deles de companhias portuguesas, um de Angola e outro do grupo brasileiro Dragão 7, da diretora são-bernardense Creusa Borges.

As apresentações começam a partir de amanhã e vão até dia 24. São todas gratuitas.

"A troca, agora, é intelectual. Não é mais aquela coisa de espelho trocado por ouro. Esse intercâmbio é extremamente útil para a criação", conta Creusa, que comanda o intercâmbio entre os países.

Inês de Castro, Até o Fim do Mundo, montagem do Dragão 7, que esteve em cartaz no País no ano passado, volta aos palcos paulistanos depois de apresentações itinerantes por oito cidades portuguesas. "Nossa peça voltou fortalecida, muito, inclusive, no aspecto de pesquisa, porque é uma história verídica, estivemos no local onde tudo aconteceu".

A trama conta a trajetória da mulher que se tornou rainha depois de morta, com colaboração do livro de Chico Xavier e Caio Ramacioti, Mensagens de Inês de Castro. No livro psicografado, Inês relata detalhes de sua história. Desde a ocasião em que conheceu e apaixonou-se por Pedro I até o seu assassinato, cometido a mando do pai do futuro rei, Afonso IV. Será encenada dia 20, às 20h30, no Teatro Maria Della Costa (Rua Paim, 72, São Paulo. Tel.: 3256-9115).

Para a estreia, amanhã, no Masp (Avenida Paulista, 1.578, São Paulo. Tel.: 3251- 5644), será apresentada Auto da Índia, de Gil Vicente, com a Cia Escola da Noite de Coimbra, às 19h. O espetáculo fala do adultério cometido por portugueses no período de descobrimento de novas terras.

No mesmo dia, no Teatro Coletivo (Rua da Consolação, 1.623, São Paulo. Tel.: 3255-5922), a Cia Teatro Art'Imagem apresenta O Escurial. A peça conta sobre um rei solitário, divertindo-se com sua própria loucura, tendo ao lado a rainha em leito de morte, um monge preparado para as honras fúnebres da majestade e um bobo da corte, obrigado a entreter o monarca.

Amor Solúvel, da Cia Constantino Nery, apresenta-se no Teatro Brigadeiro (Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 884, São Paulo). Tel.: 3151-4141), no dia 19, às 20h30. A peça musical traz sobre um talk-show que funciona como consultório sentimental, onde as pessoas, e apresentadores, expõem seus sentimentos. A peça também sobe ao palco do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789), dia 20, às 20h30.

Angola - De Angola, país africano colonizado por portugueses, vem Adriana Mater, do Grupo Elingá Teatro. Falando sobre as barbáries cometidas em tempo de guerra, o texto conta a história de uma mulher que fica grávida depois de estuprada. Decidida a ter o filho, ela sofre pensando que a criança pode ter a personalidade do pai. A peça será exibida no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353. Tel.: 4512-7500), no dia 19, às 20h, e no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, São Caetano 1.111. Tel.: 4221-8347), no dia 22, às 20h.

"O que cria expectativa, para mim, é o teatro angolano. Com Portugal, já faço intercâmbio há 12 anos e conheço muita coisa. De lá, quase nada", finaliza Creusa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;