Setecidades Titulo
Em Recife, estudo reformulou polícias
Do Diário do Grande ABC
24/08/2002 | 18:25
Compartilhar notícia


Técnicos da Secretaria Estadual de Segurança Pública de Pernambuco elaboraram um estudo para identificar quais eram as causas da violência no Estado e que experiências poderiam ser colocadas em prática para minimizar o problema. Desde outubro, medidas como centralização dos comandos das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros em um só prédio, unificação da área de responsabilidade das corporações, digitalização dos boletins de ocorrência e a colocação on-line dos dados, entre outras ações, estão em prática na Região Metropolitana do Recife.

Até o início do trabalho, os BOs eram escritos a caneta em um livro de ocorrências. “Quando íamos fazer estatísticas no fim do ano havia uma confusão muito grande porque os nossos números eram um e do Instituto Médico Legal, outros. Não tínhamos como trabalhar os dados. A partir do estudo, contratamos uma empresa (a Atech Tecnologias Críticas) que hoje faz o mapeamento para nós”, disse o superintendente do Centro Integrado de Operações e Defesa Social de Pernambuco, Alexandre Perez.

Com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as delegacias da Polícia Civil e os batalhões da Polícia Militar foram colocados em um único espaço e as áreas de responsabilidade definidas de acordo com a quantidade de moradores. Hoje, nove centros integrados de operação da Região Metropolitana são informatizados e policiais de outros 32 centros estão em treinamento.

“Os policiais têm de saber a importância de cada informação para o mapeamento das ocorrências. E eles trabalham motivados só em saber que são respeitados. Hoje, os BOs são digitados em um computador e estão à disposição ao mesmo tempo nos outros computadores”, disse Alexandre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;