Economia Titulo
Comissário europeu visitará o Brasil a partir do dia 19
Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 14:59
Compartilhar notícia


O comissário europeu encarregado do Comércio, Pascal Lamy, visitará o Brasil a partir do dia 19 de março para estabelecer contatos visando as novas negociaçoes da Uniao Européia com o Mercosul, anunciou nesta quinta-feira o gabinete do comissário.

As reunioes da UE com o Mercosul, que o comitê de negociaçoes birregionais manterá nos dias 6 e 7 de abril, em Buenos Aires, visa um acordo de livre comércio, depois do acordo adotado na Reuniao de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da UE e Mercosul no Rio de Janeiro, a Cimeira do Rio, realizada em junho de 1999.

Segundo o chefe da delegaçao européia no Brasil, Rolf Timans, um dos objetivos da visita é criar um clima de confiança para uma próxima rodada de negociaçoes com a Organizaçao Mundial de Comércio (OMC), depois da conferência de Seattle (EUA), em novembro passado.

Lamy, que permanecerá no Brasil de 19 a 25 de março, se reunirá com o presidente Fernando Henrique Cardoso, assim como com o chanceler Luiz Felipe Lampreia, o ministro de Economia, Pedro Malan, da Agricultura, Pratini de Moraes, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tapias, e das Comunicaçoes, Joao Pimenta da Veiga.

Também se reunirá com o comitê das Relaçoes Exteriores do Senado, presidido pelo ex-presidente da República e senador José Sarney.

No Rio, terá um encontro com empresários e visitará a Vila Canoas, onde a Uniao Européia co-financia um projeto sócio-educativo para crianças. Posteriormente, viajará a Uberlândia (Minas Gerais).

Em Sao Paulo, Lamy se entrevistará com o vice-presidente da Central Unica dos Trabalhares (CUT), Kjeld Jakobsen, com o presidente da Associaçao Brasileiro de ONGs (ABONG), Sergio Haddad, e com um grupo de empresários na Federaçao de Indústrias do Estado de Sao Paulo (Fiesp).

Na Universidade de Sao Paulo (USP) a oferecerá a conferência ``Pós-Seattle: uma visao do futuro'.

Em Brasília, se reunirá com líderes agrícolas e visitará um complexo mineiro em Carajás (Amazônia). Na Bahia, visitará um projeto destinado a meninos de rua de Salvador, onde se reunirá com o governador César Borges.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;