Nacional Titulo
Brasileira morre ao tentar cruzar fronteira dos EUA
08/07/2004 | 22:35
Compartilhar notícia


Mais um brasileiro morreu na perigosa travessia da fronteira entre o México e os Estados Unidos. O corpo da enfermeira Vilma Ribeiro Machado, 41 anos, foi descoberto pela polícia norte-americana em Tucson, no Arizona há três dias. Foi a segunda morte de emigrantes goianos registrada nas últimas semanas. No dia 3 de junho, o sapateiro Welton Divino Feliciano, 34, morreu abandonado no deserto do Arizona, perto de Douglas. Na semana passada, um grupo com 14 goianos foi preso na fronteira com o Texas.

O sonho da enfermeira de ganhar dinheiro em Seattle, nos Estados Unidos, onde vivem seus irmãos, começou a ruir no México, onde chegou há duas semanas. Acompanhada de uma irmã e uma sobrinha, Vilma contratou o serviço de coiotes – guias especializados em atravessar a fronteira com os Estados Unidos, mediante pagamento.

A primeira tentativa não deu certo. As três foram presas e deportadas para o México. Mas não desistiram e procuraram outro coiote. Prometeram ao guia que pagariam US$ 5 mil por pessoa quando chegassem a Sacramento, na Califórnia, onde vive um irmão de Vilma.

Desta vez, os coiotes organizaram os clandestinos em duplas e Vilma acabou se separando das parentes, que conseguiram atravessar a fronteira. A enfermeira, porém, nunca mais deu notícias, o que preocupou a família. Dias depois, a pessoa que fazia dupla com Vilma foi presa nos Estados Unidos e contou que a enfermeira havia morrido no deserto do Arizona. Seu corpo foi localizado em Tucson pelo consulado brasileiro em Los Angeles. O necrotério da cidade apontou desidratação como causa da morte. A família ainda não conseguiu a liberar o corpo da enfermeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;