Setecidades Titulo
Padaria é assaltada por ex-funcionário
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
04/03/2001 | 18:55
Compartilhar notícia


O confeiteiro Izaias Paulino da Costa, 31 anos, e o adolescente R.A.S., 17, foram presos após tentativa de assalto a uma padaria na rua Yamagata, no Jardim Takebe, em Diadema, por volta das 2h30 de domingo. Costa é ex-funcionário da panificadora e primo de um dos sócios do local.

O confeiteiro trabalhou no estabelecimento até o final do ano passado, quando foi demitido pelo parente. “Ele estava aprontando demais, bebia e ficava violento. Chegou a ameaçar de morte outro funcionário e não obedecia mais as determinações dos donos”, disse outro sócio.

O assalto na padaria teria sido arquitetado pelo confeiteiro por simples vingança. “Seria uma represália pela sua demissão, há cerca de três meses”, disse o delegado plantonista do 3º DP de Diadema, Antonio Vieira da Silva, que formalizou a prisão do acusado.

Policiais militares do 24º Batalhão flagraram a dupla de ladrões ainda no interior da padaria. De acordo com um dos soldados que entraram no local, Costa estava escondido entre a laje o as telhas do prédio, enquanto o adolescente se refugiou num quartinho nos fundos do terreno. Ambos utilizaram um revólver calibre 38.

No momento do crime apenas o padeiro José João Ramos, 35 anos, trabalhava na padaria, preparando os pães que seriam vendidos a partir das 5h. Ele foi dominado no portão do imóvel por R.A.S., quando foi atender ao toque da campainha.

“Quando cheguei perto do portão, o garoto com a arma na mão me rendeu e me trancou num quartinho. Nem desconfiei da possibilidade de assalto, pois o movimento dos patrões naquele horário costuma ser constante”, explicou Ramos.

Costa estrategicamente usou o adolescente na linha de frente do assalto, pois caso a ação desse certo, temia ser reconhecido pelo padeiro, seu ex-colega de trabalho. O confeiteiro entrou no estabelecimento e iniciou o assalto somente após Ramos ter sido preso no cubículo.

A dupla tentou levar um videocassete, cheques, dinheiro, alguns aparelhos elétricos e maços de cigarro. Tudo foi recuperado. “Parece que havia um terceiro assaltante, que fugiu, dando cobertura do lado de fora”, disse um soldado.

A estratégia do confeiteiro estava dando certo – ele conhecia toda a rotina da padaria – até que vizinhos perceberam o assalto e avisaram a polícia. Quando as viaturas chegaram, a dupla não teve tempo de escapar e terminou detida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;