Esportes Titulo
Briga entre Cuba e Espanha por atleta se acirra
Do Diário do Grande ABC
13/08/2000 | 20:56
Compartilhar notícia


A disputa entre Espanha e Cuba pela saltadora Niurka Montalvo, campea mundial ano passado, está se acirrando. Neste domingo, a Federaçao Cubana de Atletismo ordenou a volta de 30 atletas olímpicos do país que estavam treinando na cidade espanhola de Guadalajara. Eles devem encerrar a preparaçao para Sydney na Itália. Entre os atletas estavam os saltadores Javier Sotomayor e Ivan Pedroso, cotados ao ouro olímpico.

A confusao começou na semana passada, quando Cuba afirmou que nao vai liberar Niurka para competir pela Espanha. Ela se naturalizou espanhola há dois anos e disputaria sua primeira Olimpíada pelo novo país. Niurka foi a Atlanta como cubana. Pela regra dos Jogos, qualquer atleta naturalizado há menos de três anos precisa de uma autorizaçao do país antigo para disputar a Olimpíada.

``Isso tudo tomou uma proporçao absurda. Cuba está misturando esporte e política, nao entendo', criticou a saltadora, que compete na mesma prova da brasileira Maurren Maggi. A Federaçao Cubana disse que nao autorizou a participaçao de Niurka porque ``a Espanha roubou a atleta de forma antiética'.

Em Rabat, o Comitê Olímpico de Marrocos repetiu a decisao de Cuba: nao autorizou os recém-naturalizados franceses Driss Maazouzi (1.500m), Smail Sghir (5.000m) e Roukaya Maraoui (10 mil metros) a competirem pelo novo país, a França, em Sydney.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;