Internacional Titulo
Conflito na Macedônia pode se tornar catástrofe
Das Agências
07/03/2001 | 14:36
Compartilhar notícia


Um confronto na Macedônia, com um população de dois milhões de pessoas de etnias diferentes, uma quarta parte de albaneses e o restante macedônios ortodoxos, faz temer uma explosão de violência, tal como aconteceu recentemente em outros Estados dos Bálcãs, advertiram especialistas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está disposta a autorizar a mobilização das forças iugoslavas na fronteira sérvio-macedônia, uma medida que contaria com a aprovação de Belgrado e Skopje, mas que só resolveria parcialmente a crise relacionada com a presença da guerrilha albanesa na região.

O ministro iugoslavo do Interior, Zran Zivkovic, manifestou imediatamente a esperança de que essa posição desembocaria a curto prazo na abolição de toda a zona de segurança desmilitarizada que separa Kosovo do resto da Sérvia.

A comunidade internacional apoia as tentativas de Skopje de expulsar aproximadamente 150 rebeldes albaneses que combatem as tropas macedônias na fronteira com Kosovo.

Mas os analistas afirmam que os vínculos deste grupo com outro grupo rebelde albanês que controla uma zona tampão entre Kosovo e o vale de Prsevo, no Sul da Sérvia, revelam a necessidade de um enfoque regional para resolver um antigo problema étnico.

Belgrado acusou os extremistas albaneses de tentar mudar o equilíbrio de poderes na região, apoderando-se da principal estrada Norte-Sul que liga os Bálcãs ao resto da Europa.

A estrada principal fica a poucos quilômetros das posições controladas por 1.600 combatentes armados do autodenominado Exército de Libertação de Presevo, Medvedkha e Bukhanovac (UCPMB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;