Cultura & Lazer Titulo
Gravadoras podem licenciar música pela Web
Do Diário OnLine
09/10/2001 | 15:42
Compartilhar notícia


A Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA), a Associação Nacional de Editores de Música (NMPA) e a Harry Fox Agency (HFA) entraram num acordo nesta terça-feira que permitirá às companhias licenciar automaticamente músicas para serviços online sem ter que lidar com editores individuais.

O acordo garante às gravadoras associadas à RIAA o licenciamento de canções cujos direitos autorais pertencem à HFA para serviços limitados de download e de streaming on-demand.

O acordo será decisivo para serviços que estão por vir, como o MusicNet e o Pressplay, pois permitirá que eles licenciem com facilidade e rapidez uma grande variedade de conteúdo musical. A MusicNet foi formada pela AOL Time Warner, Bertelsmann, EMI e RealNetworks, e a Pressplay tem o apoio da Vivendi Universal e da Sony Music Entertainment. Ambos os serviços devem ser lançados ainda neste ano.

Mesmo que, pelo novo pacto, os royalties não tenham sido negociados, a RIAA concordou em pagar adiantado US$ 1 milhão para a HFA pelos direitos autorais que ainda serão estipulados. Uma vez que as taxas sejam estabelecidas, elas serão pagas retroativamente. Se não ficar decidido nos próximos dois anos, a indústria de gravadoras pagará mensalidades que somem US$ 750 mil anuais até que sejam marcados os valores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;