Internacional Titulo
CBF cobra ação federal pela Copa
Das Agências
07/12/2006 | 22:06
Compartilhar notícia


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quer ações rápidas do núcleo federal criado pelo presidente Lula para dar suporte à candidatura do país à sede do Mundial de 2014 Isso poderia significar uma nova demonstração ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que não será por falta de empenho da CBF e da União que o Brasil deixará de se tornar o anfitrião do evento.

O dirigente aposta na candidatura sul-americana, mas deixou em aberta a possibilidade de o Canadá ser outra opção para abrigar o quarto Mundial do século.

Em 3 de novembro, o Diário Oficial da União publicou decreto no qual constituía um grupo responsável pela elaboração do projeto da candidatura do Brasil para o Mundial de 2014. Fazem parte da comissão a CBF, como convidada permanente, e oito ministérios: Esportes, Casa Civil, Planejamento, Fazenda, Relações Exteriores Justiça, Cidades e Turismo. Os trabalhos não avançaram, porém, por causa da indefinição dos nomes do novo ministério de Lula – o que deve prosseguir até 1º de janeiro, dia da posse do presidente.

A pressa da CBF se justifica pela antecipação dos prazos para a homologação das candidaturas – a princípio só existe uma, a do Brasil, um consenso entre as demais federações do continente – e acordo com rodízio estabelecido pela Fifa, a Copa de 2014 deve ser realizada na América do Sul.

Em encontro encerrado quarta-feira, na Suíça, o Comitê Executivo da Fifa decidiu que a abertura das inscrições das candidaturas começaria quinta-feira e se estenderia até 15 de fevereiro. A CBF pretende formalizar seu interesse no início do ano.

Por meio da assessoria de imprensa da CBF, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, afirmou que foi a primeira pessoa a dizer “exatamente o que declarou Blatter”, com relação ao risco de o país perder a disputa para ser sede da Copa se não cumprir várias exigências. “Temos tudo para trazer o Mundial, mas o Brasil tem que trabalhar para isso.”

Teixeira elogiou a disposição do ministro dos Esportes, Orlando Silva, em apoiar o projeto. O dirigente viajou quinta-feira da Suíça para o Japão, onde acompanhará o Mundial de Clubes ao lado do técnico da seleção brasileira, Dunga.

Marcação cerrada – Não só o Brasil foi cobrado na reunião do Comitê Executivo da Fifa, na Suíça. A África do Sul, sede do próximo Mundial em 2010, teve de prestar contas. A Fifa divulgou que está satisfeita com o andamento dos trabalhos após receber relatórios da preparação. No entanto os dirigentes reforçaram o pedido para que a construção e a reforma dos estádios sejam iniciadas o mais breve possível.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;