Esportes Titulo
Paraolímpicos lutam para se manter na elite
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
05/02/2010 | 07:38
Compartilhar notícia
Caio Arruda/DGABC


Quarto colocado no Mundial Paraolímpico de Piscina Curta de 2009, o Brasil abre a preparação para seguir entre os melhores do mundo na modalidade. Em agosto, na Holanda, os brasileiros participam do Mundial de Piscina Longa, evento que começará a definir os países classificados para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Somente os dois primeiros colocados de cada prova garantem lugar na Olimpíada, mas a vaga é do país e não do nadador.

"Nossa meta é figurar sempre entre os melhores, mantendo atletas de destaque e quebrando recordes", destacou o coordenador da modalidade no CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), Gustavo Abrantes. "Queremos permanecer na elite, mas não ficar cobrando resultados individuais."

Além do trabalho na piscina do Conjunto Aquático Leonardo Sperate, em São Caetano, o grupo de 16 atletas da Seleção Brasileira tem passado por avaliações físicas. O fisiologista Paulo Adriano Schwingeel acompanha a preparação e testa cada atleta após os treinos.

"Nosso objetivo é fornecer informação para os treinamentos", explica o especialista. Os dados servirão para orientar os responsáveis pelos treinos dos atletas, quando não estiverem com a seleção.

Outra preocupação do grupo é recuperar a forma física dos nadadores, que estão fora de competição desde o fim da temporada passada. "Alguns perderam massa e ganharam gordura, outros engordaram oito quilos. Mas de novembro a janeiro, quando começamos com o trabalho, alguns perderam três quilos", explica o fisiologista.

Em maio, os atletas encaram novo período de testes e treinos coletivos. "Vamos acompanhar o desenvolvimento de cada um", lembra Schwingeel.

Para isso, a comissão fará visitas técnicas aleatórias aos competidores em seus lugares de treinamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;