Internacional Titulo
Obama adia transferência de embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém
Da AFP
05/06/2009 | 20:38
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu nesta sexta-feira adiar por seis meses a transferência da embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém, devido à falta de acordo entre israelenses e palestinos sobre a cidade, informou a Casa Branca (sede do governo norte-americano).

Uma lei de 1955 previa a mudança, mas os sucessivos presidentes dos Estados Unidos postergaram sistematicamente sua aplicação.

Uma autoridade americana indicou que a política de seu país não mudou, e que a cidade de Jerusalém representa um assunto delicado que deve ser resolvido em um acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Israel declarou Jerusalém como sua capital em 1950, conquistando e em seguida anexando sua parte oriental na guerra de 1967. Hoje, considera toda a cidade como sua "capital eterna e indivisível".

A comunidade internacional não reconhece a anexação do israelense setor oriental da cidade, que os palestinos desejam transformar na capital de seu futuro Estado.

Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) declara "nula e sem valor" a inscrição de Jerusalém, incluindo a parte oriental, como capital israelense.

As representações diplomáticas estrangeiras em Israel ficam em Tel-Aviv.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;