Internacional Titulo
Turistas poderão usar qualquer consulado do Mercosul
Das Agências
21/06/2001 | 14:55
Compartilhar notícia


Os cidadãos provenientes de países-membros do Mercosul poderão utilizar qualquer consulado nos países pertencentes ao bloco (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, incluindo os associados Bolívia e Chile), quando precisarem resolver algum problema diplomático.

O turista que estiver em qualquer país do mundo poderá recorrer a partir de agora a qualquer sede diplomática do bloco, caso sua nação não tenha uma representação no local, revelou o vice-chanceler do Paraguai, Oscar Cabello. Essa foi uma das decisões do fórum Mercosul Político, realizado por vice-chanceleres de seis países sul-americanos durante a 20ª Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul, cujas principais discussões acontecem nesta quinta-feira e sexta-feira, em um hotel da capital paraguaia.

"Se um paraguaio tiver um problema de documentação em um país onde não haja um consulado, poderá procurar o consulado argentino, brasileiro, chileno, boliviano ou uruguaio para lhe prestar assistência", explicou Cabello. Ele acrescentou que esse tipo de ajuda já foi posta em prática, de forma isolada. "Há pouco tempo, ajudamos um cidadão argentino a sair de Taiwan", com cujo governo a Argentina não mantém relações diplomáticas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;