Economia Titulo
Pesquisa revela que paulistanos estão consumindo menos
Do Diário OnLine
13/04/2004 | 21:10
Compartilhar notícia


Os paulistanos estão menos otimistas com relação o cenário político-econômico e estão mais receosos de ir às compras, de acordo com o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) realizado pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foi registrado pelo segundo mês consecutivo uma queda de 9,14% no consumo. Na escala até 200 pontos, o ICC ficou em 105,20, o pior resultado desde março do ano passado.

O indicador mostrou ainda um recuo na intenção de compra de bens duráveis. Em abril, apenas 23% dos entrevistados disseram ter interesse nesse tipo de produto, contra 24% em março e 29,8% em fevereiro. O medo do desemprego foi uma das maiores justificativas para a população não assumir dívidas a longo prazo.

A nota atribuída ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também refletiu a falta de otimismo dos paulistanos. Desde que começou a ser apurada, há três meses, a avaliação caiu de 5,8 em fevereiro, para 5,1 em março, e foi para 4,8 em abril.

O presidente da Fecomércio-SP, Abram Szajman, disse que os resultados da pesquisa revelam o quanto o consumidor “está descrente de que ele poderá recuperar seu poder aquisitivo”.

Ainda segundo Szajman, a confiança do consumidor continuará caindo caso não ocorram mudanças significativas no cenário econômico do país, como um reajuste do salário mínimo acima do esperado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;