ouça este conteúdo
|
readme
|
No cardápio da geração saúde, elas vieram para substituir o chocolate e as bolachas. Mas as barrinhas de cereais nem sempre trazem na fórmula a quantidade de ingredientes anunciada no rótulo.
Das 12 barras testadas (veja no quadro ao lado) pela Associação ProTeste, a Nutry Banana, por exemplo, se diz fonte de fibras e não é.
De acordo com o rótulo da Nutry Banana, há 1g de fibra para uma unidade de 25g. Entretanto, o teste constatou apenas 0,62g de fibra por barra.
“Para ser considerado fonte de fibras, o alimento tem de ter pelo menos 3g de fibras a cada 100g, segundo a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária)”, explicou a pesquisadora de alimentos da Associação Pro Teste, órgão responsável pela avaliação, Fernanda Peixoto.
A Nutrimental, fabricante da barrinha, informou que a Pro Teste não disse a metodologia utilizada para a análise de fibras e contestou o fato de a entidade não citar o laboratório que fez a análise.
Segundo a Pro Teste, os produtos Linea tinham pelo menos 30% mais calorias do que o informado e também mais gordura.
A Nestlé não se opôs à avaliação. A Ritter não respondeu e o Carrefour preferiu não se pronunciar. Good Light, Trio e Linea não foram encontradas para comentar o teste.Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.