Setecidades Titulo
Paranapiacaba pode virar ponto de turismo ferroviário
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
11/11/2001 | 20:05
Compartilhar notícia


  A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) quer que a Vila de Paranapiacaba integre o circuito de principais pontos do turismo ferroviário e museológico do Estado, dentro do projeto Cem Anos de Luz. A companhia planeja organizar a partir do Memorial do Imigrante, no Brás, em São Paulo, viagens de trem nos fins de semana com destino ao sistema funicular de Paranapiacaba.

Segundo a diretora técnica do Memorial, Midory Kimura Figuti, o projeto – ainda sem data para entrar em vigor – pretende explorar o núcleo histórico da ferrovia e ainda ajudar no desenvolvimento da economia turística de São Paulo, como nova alternativa de passeio.

No sábado, ela visitou a Vila pela primeira vez e aprovou a viagem de trem de pouco mais de uma hora de duração. “Já fizemos algumas exposições sobre Paranapiacaba no Memorial que foram muito procuradas por turistas e também por estrangeiros. As pessoas têm sede de conhecer a história e, sendo assim, Paranapiacaba será uma das formas de elas andarem pelo passado”, disse Midory.

A coordenadora do patrimônio ferroviário da CPTM, Maria Inês Dias Mazzoco, afirmou que o roteiro do passeio ainda não foi totalmente formulado, mas sabe-se que os turistas conhecerão a Vila a partir do Memorial do Imigrante. “Nosso interesse em Paranapiacaba é que os visitantes absorvam a importância e conheçam a tecnologia do sistema ferroviário”, afirmou.

No sábado, o Turistrem (programa desenvolvido pela Secretaria Estadual de Esportes e Turismo para incentivo do turismo ferroviário) formou um grupo de 40 guias para atuar na região. “O trabalho é uma base importante para que possamos desenvolver o nosso projeto. Há muito tempo temos a vontade de interagir com o Memorial do Imigrante. Dessa vez, o projeto tem tudo para dar certo”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;