Internacional Titulo
Prêmio Nobel pede garantia de direitos indígenas
Do Diário do Grande ABC
04/08/2000 | 11:14
Compartilhar notícia


A prêmio Nobel da Paz-1992, Rigoberta Menchú, homenageada esta quinta-feira em Madri com um dos 12 Prêmios León Felipe, pediu em Santiago de Compostela (Noroeste da Espanha) uma Declaraçao Universal que defenda os Direitos dos Povos Indígenas.

``Depois de 20 anos nos corredores da ONU, entendo que a Declaraçao dos Direitos Humanos foi feita para defender os indivíduos e nao as comunidades', disse, ao discursar de um debate cultural realizado no Auditório de Galícia, explicando que ela mesma trabalha atualmente num projeto da ONU sobre o tema.

Para ela, deveria existir uma Declaraçao Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, em que figure a ``especificidade das culturas indígenas'. ``Nenhum tribunal tem sido justo com os indígenas', o que torna essencial uma convençao que ajude os Estados no cumprimento da lei, disse ela, antes de alertar sobre os prejuízos do ``militarismo e do autoritarismo' aos povos latino-americanos.

Para Rigoberta, o que ela classificou de ``cultura da ignorância' atinge milhoes de pobres, os meninos de rua e as vítimas da Aids, os povos indígenas, entre outras minorias.

A dirigente indígena foi agraciada na quinta-feira com o Prêmio León Felipe pela Justiça, que receberá em 5 de outubro, em Madri, junto com outras 11 personalidades internacionais que se destacaram nas mais diversas áreas, sociais ou culturais.

Rigoberta Menchú foi escolhida por ser uma mulher ``representativa da consciência moral de uma Guatemala com ânsia de viver em dignidade, em conciliaçao nacional e em paz'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;