Economia Titulo
SP se opõe à redução de taxas em informática
Do Diário OnLine
18/04/2001 | 17:46
Compartilhar notícia


O governo de São Paulo se manifestou contra a proposta da equipe econômica de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) e o Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) para itens de informática. O secretário paulista de Ciência e Tecnologia, José Aníbal, e o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP) expuseram a oposição ao ministro de Desenvolvimento, Alcides Tápias.

Em uma reunião entre os líderes, Aníbal disse que a política industrial ainda em elaboração, sustentada na Lei da Informática, pode ser anulada com a redução dos tributos. Ele acredita que a decisão de diminuição das taxas não pode ser tomada de maneira unilateral, já que tem grande peso nas negociações comerciais que envolvem o país.

De acordo com o secretário, o Brasil não pode conceder os descontos sem negociar. Ele garante que a posição não demonstra resistência, mas sim cautela para que a regulamentação da Lei da Informática, em fase final, não seja “atropelada”.

Tápias concorda com a opinião dos paulistanos, mas tem mostrado cautela em discussões sobre maior abertura do setor de informática no país. O ministro se deparou com os debates incitados pelo Mercosul sobre a redução da TEC e do IPI quando montava um plano de atração de investimentos do setor.

Depois do encontro, Tápias assinou dois decretos que regulamentam a Lei da Informática. Um deles define os itens a serem beneficiados com o conjunto de normas e o outro trata da imposição de regras e condições para a concessão de incentivos fiscais. As determinações foram enviadas nesta quarta à Casa Civil e podem ser publicadas ainda nesta semana no Diário Oficial da União.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;