Internacional Titulo
Cerca de 400 toneladas de explosivos desaparecem no Iraque
Da AFP
25/10/2004 | 12:17
Compartilhar notícia


Cerca de 400 toneladas de explosivos convencionais que podem ser utilizados em mísseis convencionais ou nucleares desapareceram de um depósito de armas no Iraque que não estava sob vigilância, informou nesta segunda-feira a Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica).

O serviço de informação da Aiea confirmou a notícia publicada no jornal The New York Times desta segunda-feira, que revela que o governo interino iraquiano entrou em contato com a agência para expressar sua preocupação pelo desaparecimento dos explosivos.

A porta-voz Melissa Flemming, da Aiea, confirmou que os materiais subtraídos podem ser utilizados na fabricação de uma bomba nuclear. Ela acrescentou que a agência das Nações Unidas (ONU) também está preocupada pela possibilidade de os potentes explosivos terem caído "em mãos erradas, de terroristas".

Segundo o jornal nova-iorquino, "a enorme instalação chamada Al Qaaqa, que se supunha que estava sob controle americano, agora é um local abandonado onde os saqueadores atuavam ainda no domingo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;