Nacional Titulo
Beira-Mar tenta sair da Colômbia de helicóptero
Das Agências
12/03/2001 | 14:59
Compartilhar notícia


Um helicóptero enviado do Brasil estaria tentando retirar da Colômbia o narcotraficante brasileiro Luis Fernando da Costa, Fernandinho Beira-Mar, que está ferido, informou um integrante da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta segunda-feira.

Segundo o informante, o helicóptero tenta romper o cerco de 3.500 militares sobre Beira-Mar e seu sócio das Farc, Tomás Molina, conhecido como Negro Acácio.

A localização do helicóptero foi obtida em uma interceptação de satélite efetuada pelo serviço de inteligência militar no desenvolvimento da "Operação Gato Preto", que foi supervisionada pelo comandante das Forças Militares, general Fernando Tápias, o comandante do Exército, general Jorge Mora, e pelo chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, Peter Paece".

Beira-Mar e Negro Acácio tinham convertido a zona de fronteira em um fortim da coca com tentáculos no Brasil, Paraguai, Venezuela, Peru, Estados Unidos, Holanda e inclusive na república africana de Gana, segundo revela a contabilidade apreendida durante a operação, que já completa um mês.

Pela primeira vez, o negociador de paz das Farc, Raúl Reyes, aparece relacionado com o tráfico de drogas dentro da rota internacional descoberta.

O nome de Reyes se junta à lista de potenciais guerrilheiros extraditáveis que estão na mira do Birô Federal de Investigação (FBI)" dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;