Internacional Titulo
Míssil pode ter causado acidente com submarino russo
Do Diário do Grande ABC
04/09/2000 | 14:10
Compartilhar notícia


Uma nova versao está tentando esclarecer o acidente com o submarino russo "Kursk", que encalhou no mar Barents, no dia 12 de agosto, e provocou a morte dos 118 tripulantes que estavam a bordo. Segundo o comandante da frota russa Vladimir Yegorov o "Kursk" pode ter sido atingido por um míssil disparado por outra embarcaçao.

Segundo a agência Reuters, o comandante Yegorov disse que a hipótese de que o submarino tenha sido atingido por um míssil é uma entre várias que sao estudadas pelos investigadores do acidente. Entre outras figuram uma colisao com outra embarcaçao ou com uma mina remanescente da 2ª Guerra Mundial.

Em entrevista à televisao estatal "RTR", Yegorov disse que nenhum incidente desse tipo com míssil já ocorreu na marinha russa durante os exercícios nos quais o Kursk participava. Mas um incidente como esse poderia ter provocado a detonaçao de um dos mísseis do próprio submarino.

"Mesmo que o Kursk tivesse sido atingido, teria ficado claro que era um torpedo de uma de nossas embarcaçoes, e teria tido o efeito de uma simples picada de mosquito, ou mesmo menos, sobre um submarino desse tipo. Durante os exercícios, os torpedos nunca ficam carregados", disse o almirante.

"Se o submarino é atingido por um míssil, criam-se as condiçoes em que uma detonaçao é possível", disse Yegorov. "Os danos vistos na primeira seçao do submarino mostram que nao é possível excluir essa versao."

Fontes ocidentais vêm negando terminantemente qualquer sugestao de que o acidente tenha sido provocado por uma colisao com um submarino estrangeiro, e dizem que ele provavelmente foi provocado pela explosao de um torpedo defeituoso do próprio submarino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;