Setecidades Titulo Memória
A cidade vista do alto. Uma cidade horizontal. O formato das ruas prevalece. Um quarteirão triangular. Corriam os anos 1950...

Foto aérea clássica publicada pela Folha do Povo em 8 de abril de 1953 por ocasião do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/04/2025 | 02:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

“A cidade foi crescendo, mudou-se para Piratininga até, permanecendo por muitos anos cidade anônima. E quando ressurgiu das cinzas, recebeu outro nome, até voltar a ser a linda e progressista Santo André!”.

Versos finais do poema “O Carinho e Progresso de Santo André”, de Hildebrando Pafundi (volume 2 de ‘Poemas da Cidade’ - Ed. Coopacesso, 2015).

Pafundi é paulistano e veio menino para Santo André. Jornalista. Trabalhou aqui no Diário e no Estadão, entre outros jornais. Escritor com vários livros publicados.

Do saco de fotografias da extinta “Folha do Povo” para a Semana Santo André 2025, Adelino Faccioli seleciona para hoje esta vista aérea de Santo André.

O triângulo citado no texto é formado pelas Ruas Albuquerque Lins (a dos fundos da Catedral do Carmo), Coronel Oliveira Lima e Luiz Pinto Flaquer.

A partir deste triângulo é possível descortinar outras referências, como a Praça Embaixador Pedro de Toledo (Largo da Estátua), Cine-Teatro Carlos Gomes atual e o prédio onde o mesmo Carlos Gomes foi instalado em 1912 – este prédio todo branco onde alguém escreveu o número 5.

Prezado leitor, descubra outras referências numa foto aérea que antecede o período em que Santo André iniciaria o crescimento vertical.

Crédito da foto 1 – Coleção Folha do Povo; acervo: Adelino Faccioli

DO ALTO. Além das ruas que formam o triângulo, outras vias podem ser vistas nesta foto da década de 1950, entre as quais: Senador Flaquer, Fernando Prestes, Cesário Mota, Gertrudes de Lima, Monte Casseros e Xavier de Toledo

21 IRMÃOS AMIGOS DE SANTO ANDRÉ

Vanderlei Antonio Redondo, do Grupo de Memorialistas do Grande ABC, profere palestra nesta quarta-feira, ao meio-dia, na reunião ordinária do Clube 21 Irmãos Amigos de Santo André. 

Tema: os 472 anos da Vila de Santo André da Borda do Campo, semente do atual Município andreense, este nascido com a passagem do trem na década de 1860.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Canta Itália

As canções, os costumes, a cultura italiana no rádio.

No Momento Memória, lembrando o aniversário andreense, a história de um imigrante italiano contratado para a construção de lampiões para as ruas de Santo André e São Bernardo. Seu nome: Maria Luigi, com descendentes até hoje na cidade. 

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, ao vivo, 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 16 de abril de 1995 – Edição 8989

MANCHETE – Dois prefeitos do Grande ABC ganham mais que o presidente da República, FHC, José de Filippi Júnior (Diadema) e Newton Brandão (Santo André).

RIO GRANDE DA SERRA – A cidade se despedia da pureza ganhando o seu primeiro motel.

Escrevia o repórter Gonzalo Navarrete: “Houve protestos de alguns moradores, enquanto outros recorriam aos ‘mateis’, terrenos baldios desertos e cheios de mato, improvisados drive-ins”.

EM 16 DE ABRIL DE...

1895 - Câmara Municipal do velho Município de São Bernardo acolhia proposta do cidadão Mania Luigi - hoje seria Luiz Manias - para a construção de 32 lampiões, dos quais 10 seriam implantados na Estação de São Bernardo (hoje Santo André) e o restante nas ruas da Vila, hoje centro de São Bernardo.

Mania Luigi era funileiro e atendeu ao edital publicado pela Procuradoria da Câmara. Ele se obrigava a construir os lampiões e dá-los em ponto de funcionar ao preço de 45 mil réis cada um, "quer com postes de canelinhas, quer com braços de ferro resistentes".

O sistema de iluminação a eletricidade apenas seria inaugurado na região nos primeiros anos do século seguinte, o XX.

1905 – São Paulo inaugurava a praça de touros Recreio Tauromachico em plena Rua Brigadeiro Tobias. Houve corrida de seis bravíssimos touros, dois portugueses e quatro nacionais.

Foram colocados à venda camarotes, cadeiras, espaços à sombra e espaços ao sol.

1955 – Correios e Telégrafos prorrogavam até 30 de abril (de 1955) o prazo para pagamento sem multa da taxa de registro dos aparelhos de rádio e TV, “inclusive rádios nos carros”.

NOTA – Felizmente, com o passar dos anos, o brasileiro se viu livre, pelo menos, desta taxa. Pagar taxa para ter rádio e TV? Ninguém merece...

1970 - Carlos Eduardo Paes Barreto recebia o título de Cidadão de São Caetano. Engenheiro-químico, presidente da Petroquímica União e fundador da Refinaria de Capuava.

Quarta-feira Santa

16 de abril

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa. Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Fonte: CNBB

Ilustração: Catequese na NET




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;