Internacional Titulo
Polícia dos EUA prende mais de 400 traficantes de rede mexicana
Da AFP
28/02/2007 | 20:39
Compartilhar notícia


As autoridades americanas desmantelaram uma rede de narcotráfico que teria lavado cerca de 45 milhões de dólares e distribuído quase 20 toneladas de drogas em todo o país, informou o procurador-geral dos EUA nesta quarta-feira, anunciando a prisão de 400 envolvidos.

"As ações de hoje significaram um golpe contra a organização narcotraficante Emilio Cazares-Gastellum (baseada no México), cujos membros são acusados de trazer e distribuir várias toneladas de cocaína e outras drogas ilícitas para diferentes comunidades pelo país", disse o procurador-geral dos EUA, Alberto Gonzales, em uma entrevista coletiva.

De acordo com fontes judiciais, a organização se abastecia de droga na Colômbia e Venezuela, que era então transportada para o México e, de lá, levada para os Estados Unidos por terra, ar ou mar, informou o procurador em San Diego (Califórnia).

Durante a Operação "Imperial Emperor", que durou "20 meses", chegou-se a células de distribuição em vários pontos dos EUA, o que levou à prisão de mais de 400 pessoas, incluindo mais de 66 detidas hoje na Califórnia, Arizona, Nova York e Illinois, explicou Gonzales, ao anunciar o fim da investigação.

A operação foi liderada pela polícia antidrogas, DEA, e funcionários do FBI, que também teriam apreendido cerca de 45,2 milhões de dólares, assim como grandes quantidades de maconha, cocaína, metanfetamina e heroína.

De acordo com as autoridades, estima-se em mais de seis milhões de dólares o valor das propriedades da organização, que contava com pelo menos 100 armas de fogo e 64 veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;